![Ford Maverick [divulgação] Ford Maverick [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/02/ford_maverick_grabber_7.jpeg)
Nem todos os carros considerados clássicos hoje em dia foram um sucesso de vendas. E isso é bastante curioso, porque esse fracasso comercial gerou escassez no mercado, o que sempre faz com que os preços sejam astronômicos quando começam a perceber o potencial desses veículos. Confira alguns exemplos a seguir.
Ford Maverick
Todo mundo queria um Maverick V8, e os modelos de seis e quatro cilindros mais frustraram do que agradaram, principalmente o seis cilindros, que bebia como o V8, mas andava menos que um carro 1.0 moderno.
O muscle car da Ford sempre foi completamente ofuscado pelo Chevrolet Opala e chegou a virar sucata nos anos 1980. Os modelos que sobreviveram, começaram a ser valorizados há cerca de 20 anos, e hoje ele é um clássico altamente desejável. Dê um Google e veja os preços cobrados pelo modelo.
Volkswagen 1600 (Zé do Caixão)
A justificativa para o apelido foi que as quatro maçanetas das portas lembravam um caixão. Talvez por conta disso, o sedã foi um dos carros que duraram menos tempo no mercado brasileiro, saindo de linha em 1970, com pouco mais de 24 mil unidades feitas. Novamente, a escassez gerada pela pouca produção fez dele um dos carros mais valorizados no mercado de clássicos, já que é difícil achar alguma unidade conservada.
DKW-Vemag Fissore
Em 1967, com a Volkswagen assumindo a operação da Auto Union no mundo e da DKW-Vemag no Brasil, ele teve sua fabricação encerrada. Somente 2.500 unidades foram fabricadas, o que faz dele um modelo extremamente raro e altamente colecionável.
Volkswagen Fusca Pé-de-Boi
Com isso, não há frisos, detalhes cromados, tampa para o porta-luvas, setas e marcador de combustível. Acontece que muitos compradores do modelo na época iam equipando o carro com os itens que faltaram. Dessa forma, restaram pouquíssimas unidades do Fusca Pé-de-boi realmente originais, além do fato dele não ter vendido muito na época. Dessa forma, um modelo basicão desses hoje em dia custa uma fortuna. Mesmo sendo extremamente simples.
Gurgel BR-800 (e Supermini)
Dessa forma, chegava ao fim o sonho de se ter uma marca brasileira de carros. O BR-800 e o Supermini não foram completos fracassos, mas venderam pouco. Com isso, hoje eles são raros, principalmente em bom estado, e unidades bem conservadas estão valorizando.
Quais desses carros clássicos você prefere? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Volkswagen afirma que volta do Gol é fake news
>> Forza Horizon 5 é atualizado e VW Santana é uma das novidades
>> Volkswagen Virtus Exclusive vs. Honda City Touring | Comparativo