![RAM 700 Big Horn [divulgação] RAM 700 Big Horn [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Mesa-de-trabajo-1-100-1_edited-990x556.jpg)
É comum e até aceitamos ver carros na Europa, Estados Unidos ou na Argentina que deixam os brasileiros babando. Mas existem modelos que são produzidos aqui no Brasil e que somos proibidos de comprar? Pois prepare sua lista de reclamações porque esses cinco carros nascem no Brasil, mas não são para brasileiros.
Hyundai HB20 vermelho
Sem muita explicação para proibir a cor vermelha aos brasileiros, o HB20 de nova geração tem só na cor azul seu tom mais ousado. Fora isso, é um mar de tons que pairam entre o branco e o preto, com pelo menos três variações de cinza. Mais sem graça, impossível
Ram 700, 1000 e ProMaster Rapid
Sabia que a RAM produz carros no Brasil? Para ser mais preciso, duas caminhonetes e um furgão. Mas nenhum deles é vendido no nosso país. Na realidade, não como RAM. A marca por aqui atua somente no segmento de picapes gigantes e se prepara para lançar uma derivada da Fiat Toro que pode receber o nome Dakota. Mas para exportação, há mais.
Da fábrica de Betim, Minas Gerais, sai a RAM 700, que nada mais é do que a Fiat Strada com outro nome, logos trocados e nova grade. Há também a RAM ProMaster Rapid, que é uma Fiat Fiorino com o mesmo sobrenome da Peugeot Partner Rapid para economizar custos. Já a RAM 1000 é a Fiat Toro vendida sempre com a grade das versões Ranch e Ultra e outro logo.
Volkswagen Nivus manual
Só que o Nivus tem uma pegada mais esportiva e jovial que o T-Cross, seria o modelo que mais combinaria com uma transmissão manual e ele é feito no Brasil! Com o mesmo motor 170 TSI do Polo 2023, o Nivus manual chega à Argentina em uma versão abaixo da Comfortline. Ou seja, mais barato, mais divertido, mas menos equipado.
Renault Duster e Oroch 4×4
Lá na Argentina, o Duster 4×4 e a Oroch 4×4 são oferecidos com o mesmo motor 1.3 quatro cilindros turbo das versões topo de linha com transmissão CVT. Só que a potência é reduzida para 155 cv, contra 170 cv dos modelos vendidos aqui. Contudo, para ter a tração nas quatro rodas, eles adotam câmbio manual de cinco marchas.
Toyota Etios
O curioso é que o Etios é feito somente para exportação, tal qual o WR-V, mas não saiu de linha por conta da lei. A realidade é que ele vendia pouco e a Toyota queria focar em Yaris e Corolla. Apesar de ter morrido aqui, não deixou de ganhar novidades. No ano passado, estreou uma versão furgão inédita no mundo.
>>5 carros que fracassaram feio no mercado e foram esquecidos
>>10 carros chamados Toyota Corolla que não são um Corolla de verdade
>>Cinco carros que só tiveram uma geração, mas foram importantes