
Sempre que as marcas lançam carros novos, fazem pesquisas de público para entender se aquele modelo pode ser um sucesso ou não. Nenhuma montadora lança um modelo ao vento e espera que dê certo pelo acaso. Mas, algumas vezes, elas se atêm tanto a uma ideia fechada que não enxergam o fracasso batendo à porta.
Prova disso são esses cinco carros que já nasceram a partir de uma péssima ideia e não deu outra: foram fracassos de venda.
Ford Fusion europeu
Não é preciso muito para entender que os europeus não se convenceram a comprar o Fusion, enquanto os brasileiros se esbaldavam de comprar o EcoSport. A diferença é que o Fusion não passava de um Fiesta maior, o que era, na essência, a mesma coisa do EcoSport. Mas o SUV brasileiro tinha cara de aventureiro e isso criou um apelo comercial muito maior. Com isso, um foi um sucesso e virou modelo global, o outro morreu e não fez falta.
Mercedes-Benz Classe X
Ao invés de criar um modelo sozinha, tomando como base a plataforma da Sprinter, a Mercedes quis economizar e pegou a Nissan Frontier como base, a requintou e achou que convenceria o público com isso. O acabamento ainda era de Nissan e a lateral toda igual da Frontier. Foi um fracasso tão forte, que a Mercedes até finge que a Classe X não existiu.
Peugeot Hoggar
Prova disso é que só Ford, Chevrolet e Volkswagen tentaram brigar com a Fiat Strada ao longo da vida – ainda que Chevrolet e Ford já tenham desistido disso. A Peugeot merece palmas pela ousadia de ter tentado, mas o 207 foi uma base ruim para partir, tinha interior apertado, problemas de suspensão e não tinha como dar certo.
Nissan Murano Cross Cabriolet
A ideia de um SUV é ter mais robustez, praticidade e alguma capacidade off-road. Mas ao tirar o teto, a Nissan arruinou todos esses aspectos – ainda que tivesse mantido a altura do solo elevada que tanto é desejada por donos de SUVs. Vendeu mal, mas influenciou a Land Rover a fazer o Evoque conversível e a VW a criar o T-Roc Cabriolet, ambos um fracasso nas vendas.
BMW GT
Os modelos, na realidade, eram versões baixas dos SUVs cupê X4 e X6. Só que sem todo o aparato off-road, as proporções ficaram esquisitas e não havia o apelo dos utilitários para eles. Os consumidores não viam motivos para querer um modelo tão grande quanto uma perua, mas sem a mesma praticidade, ou a elegância dos sedãs.
>>Os 5 carros de luxo mais baratos do Brasil
>>Especial Halloween: 5 carros mais assustadores vendidos no Brasil
>>5 carros que usam portas de outros modelos da mesma marca