Destaque

5 carros com nomes genuinamente brasileiros

This is Brazil: na hora de nomear seus carros, as marcas se inspiraram em cidades e características brasileiras, para a nossa alegria

Kia Rio [divulgação]
Kia Rio [divulgação]

O Volkswagen Gol é um dos carros com o nome mais brasileiro da história. Afinal, a montadora alemã batizou seu modelo mais vendido no Brasil com o momento épico do futebol, o esporte mais popular daqui. No entanto, por mais que seja uma bela referência, não é um nome 100% nacional, por derivar do inglês goal, ou objetivo. Mas esses carros da lista têm, de fato, nomes inspirados no país tropical e abençoado por Deus.

Kia Rio

Kia Rio [divulgação]
Kia Rio [divulgação]

Ironicamente, o carro mais brasileiro da Kia foi um fracasso comercial histórico por aqui. A inspiração para o nome é óbvia, já que presta homenagem ao Rio de Janeiro. Prometido por anos por aqui, o hatch foi lançado mais caro que os concorrentes, e não vendeu bem, saindo de linha pouco tempo depois.

Volkswagen Brasília 

VW Brasília [divulgação]
VW Brasília [divulgação]

O VW Brasília é um dos carros mais curiosos da história, por ser um hatch disfarçado de perua para pagar menos impostos – culpa da regra tributária da época. Feito para ser um carro mais moderno que o Fusca, ele durou pouco mais de uma década, sendo tirado de linha quando o Gol começou a sua trajetória de sucesso.

Chevrolet Ipanema

Chevrolet Ipanema [divulgação]
Chevrolet Ipanema [divulgação]

Outro modelo que não fez tanto sucesso assim, principalmente quando comparado ao Kadett, a Ipanema também tem em seu nome uma inspiração do Rio de Janeiro. A região carioca, imortalizada no clássico da MPB Garota de Ipanema, de Tom Jobim, foi escolhida para batizar a perua fabricada por aqui de 1989 a 1997.

Willys Interlagos

Willys Interlagos [divulgação]
Willys Interlagos [divulgação]

O esportivo da Willys é um dos carros com a melhor escolha de nome da lista. Versão brasileira do Alpine A108, ele prestou uma homenagem ao Autódromo de Interlagos em seu nome, o que faz total sentido, já que combina perfeitamente com sua proposta.

Ford Pampa

Ford Pampa [divulgação]
Ford Pampa [divulgação]

Há quem pense que a origem do nome da Pampa tenha relação com a região gaúcha dos pampas. Até faz sentido essa linha de pensamento, mas na realidade o nome faz referência ao cavalo pampa, uma raça brasileira que tem a pelagem malhada como característica. Como a Ford Pampa era a picape do Corcel, que também tem nome de cavalo, a referência faz todo o sentido.

Quais outros carros com nome genuinamente brasileiro você lembra? Deixe nos comentários a sua lembrança.


>> Novo Mercedes-Benz GLS chega ao Brasil por quase R$ 1 milhão

>> BYD vai lançar SUV elétrico do tamanho do Hyundai Creta

>> GWM promete lançar 12 carros no Brasil nos próximos 4 anos