Destaque

Os 5 carros mais feios lançados em 2022

Beleza é algo bastante difícil de se ver nesses cinco carros que honram todo o legado da feiura de Fiat Multipla e Pontiac Aztek

Wey Fuguchaojia [divulgação]
Wey Fuguchaojia [divulgação]

Beleza é algo muito subjetivo. Mas, existem alguns carros que indiscutivelmente são feios, como Fiat Multipla e Pontiac Aztek. A dupla comumente aparece na lista dos carros mais feios da história. Só que estamos em 2022 e esses carros pertencem ao século passado. Por isso, listamos os mais feios lançados nesse ano que está acabando. 

Kia Niro Plus

Kia Niro Plus [divulgação]
Kia Niro Plus [divulgação]
Pode até parecer Photoshop, mas esse Kia Niro existe. Pouco tempo depois de lançar a nova geração do Niro, que é vendida no Brasil e tem estilo bastante ousado (mas ainda assim belo), a marca sul-coreana revelou em seu país natal o bizarro Niro Plus. Pensado para taxistas e motoristas de aplicativo, ele pouco se importa com o visual.

Em prol da praticidade, a Kia esticou o teto do Niro da geração anterior em 8 centímetros. O resultado é um carro deformado que mais parece um(a) blogueiro(a) que pesa a mão no FaceApp e distorce até a paisagem em volta. Bonito ele não é, mas ninguém vai reclamar de espaço interno. Na Coreia do Sul ele é oferecido em versões híbrida e elétrica. 

Toyota Crown

carros
Toyota Crown [divulgação]
Ainda que o Toyota Crown seja um gigantesco passo da Toyota em direção a fazer carros bem mais ousados, ela perdeu a mão nesse modelo. Primeiro porque ele é um sedã aventureiro com pegada de SUV cupê, mas que mais parece um Renault Logan CVT japonês. Mas a situação piora (e muito) na versão bicolor.

Isso porque a Toyota não sossegou em pintar o teto de preto, como fazem as marcas na maioria dos carros. Não: a pintura preta está no capô, para-choque e tampa do porta-malas. É um carro ousado, mas que pesou na mão nos recursos chamativos. A nova geração do Prius provou que essa linguagem visual da Toyota funciona em carros igualmente ousados.

BMW XM

BMW XM [divulgação]
BMW XM [divulgação]
Em 2022, a BMW não foi exatamente um exemplo de marca que acertou o design de seus carros nos últimos tempos. O iX não agradou, assim como o novo Série 7, mas o BMW XM conseguiu levar a feiura a outro patamar. Ele é um SUV enorme com pegada esportiva e visual feito para polemizar em cada canto.

A frente tem faróis finos, mas a grade frontal é iluminada e tem quase o mesmo tamanho de um Fiat Mobi. Na traseira, o logotipo duplo foi posicionado no topo do vidro, o que já causa muita estranheza. Junte isso ao logotipo XM deslocado para a lateral e as lanternas que deixam a traseira pesada e entenderá porque esse foi o BMW escolhido para a lista. 

Hyundai Creta N Line

Hyundai Creta N Line [divulgação]
Hyundai Creta N Line [divulgação]
O Hyundai Creta já não é um dos carros mais bonitos do Brasil, mas a versão N Line foi um pouco além. Na tentativa de dar um visual mais esportivo, a grade frontal ficou maior e conectada aos faróis, que ganharam lentes escurecidas. A roda de liga-leve com desenho de esfiha também não ajuda.

A traseira tem para-choque esportivo com saída de escape dupla e um friso que dirige a atenção ao centro da peça. Mas, o que o Hyundai Creta N Line tem de esquisito, tem de qualidade. É, inclusive, a versão com melhor custo-benefício da linha Creta. Além disso, conta, com bom espaço interno, motor 1.0 turbo eficiente e generosa lista de itens de série. 

Wey Fuguchaojia

Wey Fuguchaojia [divulgação]
Wey Fuguchaojia [divulgação]
Talvez esse seja o único momento no qual comemoramos que a GWM decidiu não trazer a Wey para o Brasil. Porque se fosse para atuar no nosso país com o Fugachojia, é melhor permanecer na China mesmo. Esse misto de Fusca com carro americano dos anos 1940 é o puro suco do desastre visual.

Totalmente elétrico, o Wey Fuguchaojia tem um nome tão complicado de dizer quanto olhar seu visual. Ele tem mais cromados do que o setor de torneiras de uma loja de material de construção. Ele tem motor elétrico de 175 cv e autonomia na casa dos 300 km, mas o grande destaque é o interior com muito luxo e três telas no painel. 

>>5 carros que são a seleção da Bélgica do mercado

>>Obituário: todos os carros que saíram de linha em 2022

>>5 características de carros da Europa que o Brasil não aceita