Para alegria dos brasileiros que gostam de se fantasiar, o nosso país tem dois momentos para isso: o carnaval e o Halloween. Nessas duas datas comemorativas, as pessoas se vestem como algo que elas não são na vida real, quer seja um personagem de televisão, um meme ou algum monstro assustador, especialmente no Dia das Bruxas. Mas alguns carros fazem isso também.
Muitos modelos tentam se vestir e se vender de algo que não são de fato. Usando pequenos truques visuais para passar a sensação de que pertencem a uma categoria a qual não estão de fato. Ou ainda vender a ideia de que são algo que não são na realidade. Conheça agora cinco carros que já estão fantasiados para o Halloween.
Renault Kwid
Talvez o maior exemplo entre os carros que tentam se passar por algo que não são seja o Renault Kwid. A marca francesa o chama insistentemente de SUV dos compactos, mas todos sabemos que ele não passa de um hatch subcompacto. Usar plástico preto debaixo da carroceria e um estilo mais quadrado foram as fantasias do Kwid para parecer um SUV.
Aston Martin Cygnet
Muita gente gosta de se fantasiar com roupas glamurosas e chiques para o Halloween. E foi justamente isso que o Toyota iQ fez em 2011 ao se vestir de Aston Martin. Para baixar a média de consumo e emissões de seus carros na Europa, a marca britânica decidiu pegar um microcarro da Toyota, trocar o interior e para-choques e lança-lo. Foi um mico gigantesco.
Chery Tiggo 2
Se hoje Volkswagen Nivus, Fiat Pulse existem até os finados Tiggo 3X e Honda WR-V já foram presentes, credite ao Chery Tiggo 2 a ideia de fantasiar um hatch de SUV. A marca chinesa pegou o Celer, trocou a dianteira, elevou a suspensão, adicionou plásticos pretos e lançou como se fosse um modelo totalmente novo. A receita deu tão certo, que hoje muitas marcas fazem isso.
Chevrolet Onix RS
Ainda que ele não esteja sozinho, muita gente acredita que o Chevrolet Onix RS é esportivo. Mas nada passa de uma bela fantasia. Coloque emblemas vermelhos, um aerofólio chamativo, rodas pretas e está pronta a fórmula dos carros esportivos de adesivos. No Brasil a linha é extensa, com os Fiat Sporting / HGT, Volkswagen Pepper, Toyota GR-S e mais recentemente Hyundai N-Line.
Peugeot Partner Rapid
Tão comum que até gerou uma série de matérias especiais aqui no Auto+, e engenharia de emblema consiste em pegar carros de uma marca, colocar o logotipo de outra e vender como se fossem seus. Foi assim que nesse ano, algumas Fiat Fiorino se fantasiaram de Peugeot e passaram a ser vendidas como Partner Rapid. É o mesmo carro, mas com outro logo e só.
>>Engenharia de emblema: como economizar para fazer um carro
>>5 carros que só existem por causa de uma lei
>>Fracassados ou incompreendidos? 10 carros que floparam no mercado | Vídeo