![CAOA Chery Tiggo 3X [divulgação] CAOA Chery Tiggo 3X [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/05/CAOA-Chery-Tiggo-3X-5_edited-1-990x556.jpg)
Mudanças de estratégia das montadoras ou falta completa de sucesso fazem com que alguns carros morram antes do que deveriam. Prova disso é que essa lista contém cinco modelos que duraram pouco tempo e venderem igualmente de maneira restrita. Alguns deles, inclusive, não sobreviveram um ano.
Agora, se futuramente se tornarão clássicos ou carros valorizados, é apenas questão de tempo para descobrir. Afinal, nem tudo que é raro ou teve poucas vendas se tornará desejado o suficiente pelos colecionadores no futuro. Exemplo é o Chery S18, um dos carros que poucos brasileiros lembram que foi vendido aqui e dificilmente se tornará clássicos.
CAOA Chery Tiggo 3X
Ele era equipado com motor 1.0 três cilindros turbo especificamente desenvolvido para o Brasil. Só que o motor contava com apenas 102 cv – potência de motor 1.3 aspirado. Ele tentava compensar no torque de 17,1 kgm, mas tinha consumo alto, além de performance nada memorável. Morreu porque a CAOA Chery fechou a fábrica de Jacareí.
Mitsubishi Outlander Sport
O Outlander Sport foi lançado na linha 2020 e durou até a linha 2022, morrendo junto do ASX. A culpa foi da legislação do Proconve L7 em que determinava novos limites para emissões de poluentes, no qual o motor 2.0 da dupla não passava. Além disso, havia determinações de emissões de gases e evaporação de combustível, não atendidas por eles.
Renault Logan e Sandero CVT
No Sandero, o visual aventureiro até colava, por se tratar de um carro que já tinha uma variante assim, o Stepway. Mas no Logan, a suspensão elevada ficava esquisita, junto das caixas de roda alargadas que davam a ele um estilo nada harmonioso. Sem tanta tecnologia quanto os rivais, eles morreram pela falta de interesse do público.
Honda Accord
Como resultado, as unidades 2021 foram as únicas do Accord híbrido no Brasil. A marca já prometeu que o modelo voltará em nova geração em 2023, sendo um dos quatro carros híbridos que ela lançará por aqui ainda neste ano. A fila foi puxada pelo Civic e ainda terá, além do Accord, ZR-V e CR-V.
Troller T4 Automático
Ele foi lançado em 2020 como TX4 com direito a pintura exclusiva e alguns adereços, depois chegando à versão regular. Só que com o fechamento das fábricas da Ford em 2021, a marca resolveu matar a Troller, tornando o T4 automático uma enorme raridade. De todos os modelos da lista, talvez ele seja o com maior potencial de clássico futuro.
>>5 carros normais que se transformaram em SUVs
>>Os carros mais baratos do Brasil em 2023
>>5 carros legais da Volkswagen que não são vendidos no Brasil