Mesmo com anos de estudos e planejamentos diversos, não são todas as marcas que acertam a hora de lançar seus carros no Brasil. Vez ou outra, os testes se alongam demais ou alguma interferência acontece e perdem o timing certo. Como resultado, alguns lançamentos fracassam ou simplesmente são esquecidos. Conheça cinco carros que passaram por esse problema.
Chevrolet Bolt EUV
Dentre todos os carros da lista, o Chevrolet Bolt EUV deve ter sido o com o pior timing possível. Isso porque a General Motors dos EUA anunciou que o Bolt e o Bolt EUV iam sair de linha até o final de 2023. O problema é que essa informação foi divulgada exatamente uma semana antes do lançamento no Brasil.
Ou seja, a Chevrolet do Brasil tinha nas mãos um carro que nasceu morto por aqui. A repercussão no lançamento sempre foi focada justamente nesse ponto: a GM estava lançando, no Brasil, um carro com prazo de validade prestes a vencer.
Kia Rio
Por muitos anos a Kia testou o Rio no Brasil e em várias gerações. Demorou demais e, quando lançou, esqueceu que o carro existia. Ele chegou muito mais carros que os concorrentes, só com motor 1.6 aspirado e pouco atrativo frente ao seu primo Hyundai HB20. Como resultado, vendeu muito mal.
Desde o Picanto, a Kia não tinha mais carros baratos no Brasil e errou com o Rio ao não oferecer itens a mais que os rivais ou atrativo de preço. Além disso, a falta de propagandas, mídia e até de avaliações na impressa, fizeram com que o hatch compacto minguasse até sair do Brasil sem alarde.
Nissan Sentra
O atraso no lançamento do Nissan Sentra no Brasil foi bastante notável. A atual geração foi revelada na China em 2019 e passou a ser vendida nos EUA com produção no México em 2020. Com isso, o último ano que tivemos o Sentra com cara de tiozão no Brasil foi em 2020. Só que a atual geração só chegou agora em 2023, quando o modelo está prestes a mudar.
Na China, o Sylphy, como o Sentra é chamado, já ganhou nova dianteira e visual reformulado. Enquanto isso, o modelo mexicano, que é vendido no Brasil, passa por testes para receber a nova identidade visual da marca japonesa. Ou seja, mal chegou e já está prestes a mudar.
Hyundai Kona
Além do Kona, a linha de carros importados da Hyundai, divisão controlada pela CAOA, errou no tempo de trazer esses modelos. O grupo brasileiro passou a importar o Kona justamente no momento em que o modelo saiu de linha no restante do mundo em substituição à nova geração.
Além disso, pegou o Ioniq, que já havia morrido há um ano, e passou a vendê-lo ao consumidor, não apenas alugar. Soma-se à essa conta, a reestilização do Tucson, que foi apresentada em 2018 e saiu de linha em 2020 globalmente. A CAOA também promete o Palisade, mas do jeito que as coisas andam, só deve vir quando sair de linha lá fora.
Mercedes-Benz EQB
Revelado ao mundo em abril de 2021, o Mercedes-Benz EQB poderia ter sido o primeiro SUV elétrico de sete lugares à venda no Brasil, mas não. Quem detém esse título é o BYD Tan, o primeiro dos carros não comerciais da marca chinesa no nosso país, revelado ao nosso mercado em fevereiro de 2022.
Demorou quase um ano para que o SUV da Mercedes chegasse por aqui, sendo lançado em outubro de 2022. O BYD Tan é um SUV grande, com dois motores elétricos e 517 cv. Já o EQB é um SUV compacto, quase médio, com apenas um motor elétrico dianteiro de 190 cv. Só que o problema é que os dois custam a mesma coisa.
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