É potência de sobra!

5 caminhonetes que fariam Greta Thunberg arrancar os cabelos

Algumas caminhonetes não são apenas sinônimo de trabalho, mas também de desempenho digno, equipadas com motores V6 ou V8

RAM 3500 Limited Longhorn [divulgação]
RAM 3500 Limited Longhorn [divulgação]

Às vezes, os números de desempenho não dizem muito sobre um carro, pois o que conta é a experiência de condução. Exemplos disso são o Toyota GT86, o Honda Civic Si K20 e até mesmo o Porsche 718 Boxster. No entanto, hoje vamos contrariar essa regra e seguir à risca a cartilha do Super Trunfo: quanto mais, melhor para vencer o adversário.

Esqueça a altura baixa em relação ao solo, pois esses mastodontes do asfalto são para quem é ávido por desempenho e precisa da versatilidade da caçamba. Portanto, eis cinco caminhonetes a combustão que fariam a ativista e ambientalista sueca Greta Thunberg arrancar os cabelos da cabeça.

Ford F-150

Ford F-150 Platinum [Auto+ / João Brigato]
Ford F-150 Platinum [Auto+ / João Brigato]

A caminhonete da marca do oval azul é oferecida nas versões Lariat (R$ 479.990), com pegada escurecida, e Platinum (R$ 519.990). Sob o capô, esconde o propulsor V8 5.0 Coyote atrelado ao câmbio automático de dez marchas, rendendo 405 cv e 56,7 kgfm.

Ou seja, um fôlego mais que suficiente para empurrar os 2.470 kg da configuração Lariat de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos. Em breve, a caminhonete passará por mudanças em nosso mercado.

Ram 1500 Rebel

Caminhonetes
RAM 1500 Rebel V8 [divulgação]

A rebelde (perdão pelo trocadilho), assim como a Ford F-150, segue à risca a escola norte-americana, sendo equipada com um propulsor V8 Hemi 5.7. Combinado à caixa automática de oito marchas, produz 400 cv e 56,7 kgfm.

Uma caminhonete que acelera da imobilidade aos 100 km/h em 6,4 segundos e custa R$ 494.990, enquanto a versão mais requintada 1500 Limited sai por R$ 540.990.

Chevrolet Silverado

Caminhonetes
Chevrolet Silverado High County [João Brigato/ Auto+]

Anos atrás, a GMC Cyclone contrariou tudo e todos. Com proporções adequadas à época, utilizava um motor V6 4.3 sobrealimentado para entregar 284 cv e 48,4 kgfm. Atualmente, a Chevrolet Silverado High Country (a partir de R$ 537.850) emprega um Voitão, mas um 5.3 com menor potência (365 cv) em comparação aos modelos da Ram e da Ford. O câmbio é automático de 10 marchas, e o utilitário faz de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos.

Ram 3500

RAM
RAM 3500 Limited Longhorn [divulgação]

Monstruosa nas dimensões, com 6,06 m de comprimento e 3,78 m de entre-eixos, esse Titanic do asfalto exige a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Tipo C para ser conduzida, por conta do Peso Bruto Total (PBT) de 5.352 kg, que autoriza a condução de caminhões.

Com uma dianteira que parece uma fachada de prédio pelo tamanho, sob o capô está o propulsor longitudinal de seis cilindros em linha 6.7 Cummins, atrelado à caixa automática de seis marchas, rendendo 377 cv e colossais 117,3 kgfm. No Brasil, essa caminhonete é oferecida nas configurações 3500 Laramie (R$ 474.990) e Laramie Night Edition (R$ 484.990).

Ford Ranger Raptor

Caminhonetes
Ford Ranger Raptor [Auto+ / João Brigato]

Qualquer mortal fica boquiaberto diante de uma Ford F-150 Raptor pelo comportamento brutal. O mesmo acontece com a Ranger Raptor! Menor que a irmã grandalhona e equipada com um V6 3.0 biturbo, esse demônio, com números próximos aos do Honda Civic Type R, vai de 0 a 100 km/h em rápidos 5,8 segundos.

Também pudera, afinal estão disponíveis 397 cv e 59,4 kgfm, com uma sonoridade de arrepiar produzida pelas duas saídas de escape. Tão rápida quanto carros verdadeiramente esportivos e com a metade do peso. O câmbio é automático de dez marchas das outras Ranger, mas calibrado especificamente. Essa caminhonete custa a partir de R$ 469.700.

Independente do preço, qual dessas caminhonetes você levaria para casa? Escreva a sua opinião nos comentários!