
Basta observar a maioria das caminhonetes atuais para perceber que elas foram pensadas para andar na terra. E, no Brasil, existe a cultura de que picape boa tem que ser 4×4 e diesel, mesmo que o comprador utilize ela apenas para andar na cidade. Nos últimos dias, a Ford resolveu apresentar uma versão da Ranger que não tem nenhuma vocação para a terra. E isso parece ser bom demais.
A verdade é que picape não foi feita para ser um modelo off-road. Elas surgiram para levar carga, e só depois passaram a ter tração 4×4 e a maior altura em relação ao solo. Por isso, às vezes as marcas criam caminhonetes feitas para andar somente no asfalto. E, melhor ainda, com um temperamento tipicamente esportivo. Confira alguns exemplos a seguir.
Chevrolet El Camino
Ford Ranchero
GMC Syclone
Dodge Ram SRT-10
E, nos anos 1990, a Dodge lançou um de seus carros mais incríveis, o Viper. O esportivo utilizava um motor V10 8.3 aspirado, e um belo dia a Dodge achou que era uma boa ideia colocar ele em uma Ram. Assim nasceu a Ram SRT-10, que teve diversas modificações na carroceria, podia ter cabine simples ou dupla, e entregava 507 cv e 72,6 kgfm de torque, sendo capaz de superar os 230 km/h. Isso em uma barca com mais de 2 toneladas.
Holden Ute
A Holden, que era a divisão australiana da GM, não existe mais. Mas, por décadas, ela fez diversas gerações da Ute, que tinha desde versões comuns, para o trabalho, até verdadeiras esportivas. Inclusive, uma versão extrema, a HSV Mallo GTS R, que utilizava um motor V8 6.2 da GM com supercharger, que desenvolvia 591 cv e 75,5 kgfm de torque.
Quais dessas caminhonetes você prefere? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Omoda 5 EV: dirigimos o SUV em primeira mão | Impressões
>> VW surpreende e fecha acordo com a Mahindra para elétricos
>> Promoção da Fiat reduz o preço do Argo Drive 1.0 em R$ 4.500