Se hoje a Stellantis é o grupo automotivo com a maior quantidade de marcas trabalhando simultaneamente, no passado a GM que era assim. Hoje dona de Chevrolet, Buick, Cadillac, Wulling, Baojun e GMC, o grupo já foi lotado de montadoras. Por isso, reunímos uma lista com todas as marcas que já foram da GM, mas que a dona da Chevrolet matou.
Acadian
Introduzida no Canadá, a Acadian e atuou de 1962 a 1971. A ideia era vender alguns modelos de outras marcas da GM, como o Chevy II e o Chevelle, que eram oferecidos como Beaumont. A marca nunca fez muito sentido no portfólio, por isso durou pouco. O Beaumont surgiu como marca própria em 1966 e deixou de der feito em 1969.
Asüna
Criada em 1992, novamente exclusivamente para o Canadá, a Asüna seria a equivalente da Geo para o país vizinho. Ela substituiu a marca Passport, mas vendeu apenas três carros: SE/GT (que era um Chevrolet Kadett), Sunrunner (Suzuki Vitara) e Sunfire (Isuzu Impulse). A marca foi morta em 1994, com apenas dois anos de vida.
Bedford
Apesar do nome que mistura a palavra cama em inglês com Ford, essa marca era da GM e não tinha relação alguma com o oval azul. O nome veio de Bedfordshire, uma cidade interiorana da Inglaterra. Por anos, a marca foi o braço comercial da Vauxhall (que hoje é da Stellantis). O nome foi descontinuado em 1991.
Cartercar
Byron Carter fundou a Motorcar Company em 1905, mas depois de dois anos mudou o nome da empresa em sua homenagem. Quando William Durante, criador da GM, comprou a empresa, muitos duvidaram de seu sucesso por conta do uso de soluções mecânicas um tanto quanto exóticas, as quais, no fim, se provaram ruins. A marca foi morta em 1915, seis anos depois de a GM adquiri-la.
Daewoo
Criada em 1937, a Daewoo era uma próspera marca sul-coreana como Hyundai e Kia. Ela passou a ser parte da GM em 2001, ajudando a desenvolver carros da Chevrolet para a Europa e também para países emergentes. A crise fez com que a GM desistisse da marca em 2016, alterando todos os modelos para Chevrolet.
Elmore
A Elmore era uma pequena fabricante de carros norte-americana em 1908 quando foi comprada pela GM. A marca surgiu em 1893, mas foi um dos grandes arrependimentos de William Durant. A marca deixou de existir em 1916, depois de seis anos de vendas baixíssimas.
Envoy
Mais uma das marcas aleatórias da GM no Canadá, que não conseguia se contentar com Buick, Cadillac, Pontiac, Oldsmobile e Chevrolet. Em 1960, vários carros da Vauxhall e Bedford foram vendidos por lá com a marca Envoy. O estranho é que em concessionárias Buick e Pontiac, a GM simplesmente esquecia do nome Envoy.
Geo
Se hoje as marcas norte-americanas tem medo da BYD, imagine que nos anos 1990, as japonesas Honda, Toyota e Nissan que eram o terror dos EUA. Com isso, a GM criou a Geo, sua marca de importados que vendia modelos da Suzuki e da Isuzu com outro logotipo. Ela surgiu em 1989 e sobreviveu até 1997, quando os modelos foram transferidos para a Chevrolet.
Holden
Criada em 1856, a Holden era uma das marcas mais antigas em atuação no mundo. Ela foi a responsável por fundar a indústria automotiva na Austrália e sobreviveu até 2020 fazendo sedãs de tração traseira e caminhonetes baixas esportivas de verdade. A crise fez a GM abandonar o país e fechar a Holden em 2020.
Hummer
Tecnicamente ainda temos a Hummer em existência, mas como uma submarca da GMC. Como fabricante independente, a Hummer existiu de 1992 a 2010, tendo sido adquirida pela GM em 1998. A marca era uma espécie de Jeep do grupo da Chevrolet, mas tinha carros excessivamente grandes e poluidores.
LaSalle
Criada em 1920 para preencher lacunas dentro da GM, a LaSalle ficava posicionada entre a Buick e Cadillac, oferecendo carros de luxo, mas não tão caros quanto os da fabricante do Escalade. A marca foi morta em 1940 porque não encontrou seu espaço entre as duas fabricantes já tradicionais do grupo.
Marquette
A marca foi um verdadeiro relâmpago. Surgiu em 1910 e morreu no mesmo ano. Depois a GM a trouxe de volta em 1929 para fazer companhia para a Buick. Só que saiu de linha um ano depois tendo vendido cerca de 40 mil carros. Para os padrões dos UEA na época, isso é quase nada.
McLaughlin
Fundada no Canará em 1907, a marca foi incorporada ao grupo General Motors 11 anos depois junto da Chevrolet Canadá. Até 1942, o nome McLaughlin era usado em combinação a modelos da Buick. O príncipe Charles e a princesa Diana chegaram a rodar em modelos da marca em uma visita comemorativa ao Canará.
Oakland
Com o fundador da marca, Edwadr Murphy, morto em 1909, a Oakland entrou para a GM. A ideia era que a fabricante atuasse acima da Chevrolet. Contudo, ela foi depois transferida para o controle da Pontiac. A marca saiu de linha em 1931 depois de não fazer sentido dentro da GM.
Oldsmobile
Criada em 1897, a Oldsmobile era a marca norte-americana mais antiga da história. Isso até a GM a matar em 2004. A fabricante se posicionava pouco abaixo da Cadillac, mas acima da Buick, o que a transformava em uma marca de luxo. Só que a Olds ficou perdida dentro do grupo nos anos 1990 e o visual exótico de seus carros não ajudava em nada.
Passport
Para vender os carros importados da GM no Canará, a Passport foi criada. A marca atuou de 1988 a 1991 vendendo, principalmente, o Chevrolet Kadett, importado da Coreia do Sul. Ela foi substituída pela Asüna, que também não deu certo.
Pontiac
A marca que criou os muscle-cars não teve um destino muito próspero. Criada para ser a marca de performance do grupo e atuar levemente acima da Chevrolet, a Pontiac surgiu em 1986 e durou 84 anos, sendo morta em 2010. Em seus últimos anos, ela simplesmente vendia carros da Chevrolet modificados ou simplesmente com o logotipo trocado.
Rainier
Fundada em Nova Iorque por John T Rainier em 1905, a Rainier foi comprada pela GM em 1906. Entretanto, em 1911 já foi descontinuada devido ao baixo sucesso comercial. Há poucas informações sobre a marca e seu real posicionamento.
Rapid e Reliance
Duas marcas juntas em um, a Rapid e a Reliance foram criadas em Detroit com diferença de um ano entre elas. A Rapid criou um veículo de 12 lugares, enquanto a Reliance produzia veículos comerciais. As duas foram adquiridas na década de 1910, mas foram transformadas em GMC em 1912.
Saab
Quando a GM comprou 50% da Saab em 1989, o destino da montadora sueca foi traçado. Ela era uma das mais inovadoras fabricantes existentes, tendo sido criada em 1908 e sobrevivido até 2016, quando teve uma morte melancólica. A GM vendeu a marca em 2010 para a Spyker, que a revendeu a um grupo chinês em 2012, mas sem várias tecnologias e direitos. Desde então, a Saab está morta. mas às vezes tenta ressurgir.
Saturn
Na segunda tentativa da GM de batalhar contra as marcas japonesas depois de falhar com a Geo, surgiu em 1994 a Saturn. A marca tinha modelos feitos com carroceria de plástico, estilo diferenciado e uma aura de marca jovem. Morreu em 2010 quando mudou o foco para vender carros da Opel nos EUA.
Scripps-Booth
Diferentemente de tantas outras marcas que entraram para a GM direto, a Scripps-Booth primeiramente foi adquirida pela Chevrolet em 1917, para depois se tornar parte da GM um ano depois. Sem razão de existir dentro do conglomerado, foi descontinuada em 1922.
Viking
Criada em 1929 para fazer companhia à Oldsmobile, a GM decidiu que foi uma péssima ideia e descontinuou a Viking um ano depois. A ideia era que a marca ficasse acima da Olds, mas a preservação da Oldsmobile foi o foco da GM.
Welch
Originalmente Chelsea, a marca foi criada em 1904 e se manteve sozinha até 1910, quando entrou para a GM. O grupo aproveitou das inovações tecnológicas que a fabricante tinha, mas abandonou o nome pouco depois devido a falta de competitividade.
Yellow Cab e Coach
Criada em 1920, a Yellow Cab Company e Yellow Coach foram criadas por John Hertz, o mesmo criador de uma das maiores locadoras de carros do mundo. A empresa foi para a GM em 1925 e fez de Hertz um dos membros do board da General Motors. Só que ele deixou o cargo logo em seguida, em 1929.
Qual sua marca preferida da GM? Conte nos comentários.