
A eletrificação é uma realidade no Brasil e no mundo. Mas nem todas as marcas estão prontas. Prova disso é que 15 fabricantes não têm sequer um carro elétrico à venda no Brasil. Contudo, apenas quatro delas não possuem um modelo movido a baterias fora do nosso país. E, para piorar, da lista, uma até tem carros elétricos aqui, mas não os vende.
Hoje temos oficialmente 36 fabricantes que atuam no Brasil, quer seja como importadora ou com produção nacional. A conta não leva em consideração marcas que essencialmente vendem veículos comerciais leves, como as chinesas Foton e Effa. Mas é surpreendente ver que, apesar dos pesares, só uma delas não tem nenhum carro sequer híbrido.
De todas as 36 marcas presentes no Brasil, a Ram é a única que não tem nenhum carro eletrificado. A fabricante de caminhonetes só oferece modelos a combustão, nem mesmo um semi-híbrido. Lá fora ela conta com a 1500 em versão híbrida (Ramcharge) e elétrica (REV) que são cotadas para o Brasil.

Gostamos de híbridos, elétricos não
Por falar em híbridos, algumas marcas são fortes nesse segmento, mas ignoram o carro elétrico no Brasil. Honda, Toyota e Lexus são exemplos de montadoras que oferecem vários modelos parcialmente eletrificados, mas sequer cogitam os totalmente movidos a bateria no nosso mercado.
![Mitsubishi Airtrek [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/07/mitsubishi_airtrek_392_edited-750x451.jpg)
Tem, mas você não pode comprar
Por fim, temos a Volkswagen. Sim, a marca alemã tem dois carros elétricos em seu portfólio: ID.4 e ID.Buzz, vulgo Kombi elétrica. Contudo, os dois só podem ser alugados. Ou seja, na prática, a Volkswagen não vende nenhum carro elétrico no Brasil. Além disso, o valor de aluguel de ambos é caríssimo e inviável a muita gente.
>>Volkswagen ID.4: um enorme potencial desperdiçado | Avaliação
>>Hyundai Creta terá versão elétrica para brigar com BYD Yuan Up
>>Hyundai Creta terá versão elétrica para brigar com BYD Yuan Up