![Toyota Levin [divulgação] Toyota Levin [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/09/toyota_levin_hev_3_edited-990x556.jpg)
Entre os nomes mais icônicos da indústria automotiva mundial estão Volkswagen Fusca, Porsche 911, Fiat Uno e Toyota Corolla. E o modelo japonês é o que merece destaque nessa lista, afinal, ele é o carro mais vendido do mundo. Para isso, ele deu origem a diversos outros carros com o mesmo nome, mas que não são um Corolla de verdade.
Nessa lista, trazemos dez carros que usam o mesmo nome do sedã médio, mas que não são derivados diretos do modelo original. Vale ressaltar que dentro da família Corolla, ele teve versões sedã, cupê, perua e hatch.
![Toyota Corolla Ceres [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/09/toyota_corolla_ceres_5_edited-750x450.jpg)
Toyota Corolla Ceres
Na China é comum hoje ver dois carros sendo vendidos com nomes diferentes e com poucas modificações visuais. Porém, no Japão dos anos 1990, essa pratica também era corriqueira. Assim, entre 1992 e 1998 surgiu o Corolla Ceres. Ele nada mais era do que um Sprinter Marino levemente reestilizado.
Com visual típico dos anos 1990, ele tinha carroceria ovalada e diversos elementos redondos. Era equipado com motores 1.5 ou 1.6, com opção de câmbio automático de quatro marchas (o mesmo usado pelo Etios) ou manual de seis marchas.
![Toyota Corolla Cross [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/03/Corolla-Cross-750x450.jpg)
Toyota Corolla Cross
Segundo SUV médio mais vendido do Brasil, o Corolla Cross é a versão utilitária do sedã médio. Mas, tecnicamente, não é um Corolla de fato. Ele traz a mesma plataforma do sedã e interior idêntico, mas é mais largo e alto que qualquer modelo da família.
Lançado primeiro na Tailândia e nas Filipinas, o SUV médio faz parte de uma forte ofensiva da Toyota em oferecer utilitários baseados em seus modelos de passeio. Nessa pegada também surgiu o Yaris Cross, que serve como intermediário entre o Raize e o C-HR. Já o Corolla Cross se posiciona entre o C-HR e o RAV4. Ele é o primeiro SUV da Toyota feito no Brasil.
![Toyota Corolla II [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/09/toyota_corolla_ii_1_edited-750x450.jpg)
Toyota Corolla II
Apesar de o nome sugerir ser um sucessor do modelo conhecido pelos brasileiros, o Toyota Corolla II na verdade era menor que o Corolla original. Posicionado na categoria de compactos, ele foi vendido entre 1982 e 2003 com diversos nomes ao redor do mundo. Teve carrocerias sedã, cupê, hatch e perua.
Além de Tercel e Corolla II, ele também foi chamado de Toyota Corsa, Sprinter Carib e Soluna. Globalmente substituído pelo Yaris. Isso vale para a variante que hoje é vendido no Brasil, quanto a europeia/japonesa/americana que é mais refinada e menor.
![Toyota Corolla Rumion [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/09/toyota_corolla_rumion_edited-750x450.jpg)
Toyota Corolla Rumion
Entre 2007 e 2015, a Toyota vendeu no Japão a segunda geração do Scion xB como se fosse parte da família Corolla. Com sobrenome Rumion, o modelo também era conhecido como Rukus na Austrália. Com pote de Kia Soul e carroceria bem quadrada, fez sucesso ao longo de sua carreira.
Em relação ao Scion xB, o Corolla Rumion tinha grade frontal diferenciada, para-choque menos esportivo e faróis levemente remodelados. Não tinha os motores mais potentes do xB, como o 2.4 quatro cilindros aspirado. Era reservado a ele apenas os 1.5 e 1.8 quatro cilindros aspirado. No Japão ele era vendido somente com câmbio CVT.
![Toyota Corolla Verso [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/09/toyota_corolla_verso_za-spec_1_edited-750x450.jpg)
Toyota Corolla Verso
Não, essa não é uma piada com o universo do Toyota Corolla. O sobrenome Verso foi usado pela Toyota entre o final dos anos 1990 e início dos anos 2000 para todas as minivans derivadas de seus modelos de passeio. A estratégia era a mesma de hoje com os SUVs com sobrenome Cross. Ironicamente a marca também tinha a Yaris Verso.
A minivan teve apenas duas gerações. A primeira surgiu em 2001 e durou até 2004, sendo um modelo global oferecido na Europa e outros países da Ásia. Já a última geração foi de 2004 a 2009, sendo essa um dos monovolumes mais vendidos da Europa.

Toyota Corolla Spacio
Antes mesmo do surgimento da Corolla Verso, o nome já era usado por uma minivan da Toyota. Em 1997 surgiu a Corolla Spacio. Desenvolvida exclusivamente para o Japão, ela também teve duas gerações, sendo a primeira mantida até 2001.
Quando a segunda geração surgiu em 2001, Verso e Spacio se tornaram um modelo só. Contudo, essa variante durou mais no Japão do que na Europa, sendo produzida localmente até 2007. O interior e portas laterais eram praticamente idênticos aos do sedã vendido no Brasil na época.
![Toyota Corolla Matrix [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/09/toyota_corolla_matrix_xrs_23_edited-750x450.jpg)
Toyota Corolla Matrix
Nascido em 2002 como Corolla Matrix, essa mistura de SUV e minivan com pegada esportiva surgiu de um projeto comum entre Toyota e General Motors. Vendido pela Pontiac como Vibe, ambos usavam plataforma do sedã médio e compartilhavam com ele as mesmas motorizações. O nome Corolla caiu em 2005, quando o modelo passou a ser vendido somente como Matrix.
Tanto a versão Toyota quanto a Pontiac tinham aparência mais de SUV na primeira geração, sendo o Vibe ainda mais parrudo que o Matrix por conta dos plásticos pretos. Na segunda geração, o Pontiac Vibe ganhou carroceria mais quadrada e o Matrix apostou em linhas mais aerodinâmicas. Como resultado, ambos pareciam hatches bombados.
![Toyota Levin [divulgaão]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/03/toyota_levin_5_edited-750x450.jpg)
Toyota Levin
Levin já foi o sobrenome de versões esportivas do Toyota Corolla no passado. Mas, desde 2014, é usado por uma versão alternativa do sedã médio vendido na China. A prática é comum por lá, onde cada sócia de uma marca vende sua própria versão de um modelo internacional.
O Levin foi o primeiro Corolla do mundo a ter uma versão 100% elétrica e também uma híbrida do tipo plug-in. Antes ele contava com visual próprio exclusivo da China, mas desde que mudou de geração no ano passado, passou a seguir as linhas desenhadas para a versão americana do Corolla.
![Chevrolet Prizm [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/09/chevrolet_prizm_84_edited-750x450.jpg)
Geo / Chevrolet Prizm
O nome pode até não denunciar, mas esse Toyota Corolla era vendido pela Chevrolet nos Estados Unidos. Pertencente à marca Geo da General Motors, a qual vendia carros asiáticos nos EUA como se fossem modelos locais, o Prizm migrou para a Chevrolet quando a Geo faliu.
Produzido em Fremont, Califórnia, entre 1990 e 1997 como Geo Prizm e depois de 1998 a 2002 como Chevrolet Prizm, o modelo nada mais era que um Corolla rebatizado e levemente remodelado. Foram três gerações ao todo, sendo ele substituído pelo Chevrolet Cobalt ao fim do acordo entre Toyota e GM.

Suzuki Swace
Mais recente adição à lista, a perua da Suzuki nada mais é que uma Corolla FIelder / Touring Sports. Toyota e Suzuki estão vivendo um momento de trocas. A Toyota está expandindo sua linha de modelos na Índia com versões rebatizadas dos Suzuki Baleno e Vitara Breezza. Enquanto isso na Europa, a Suzuki lançou suas interpretações de RAV4 e perua Corolla.
Em relação ao modelo Toyota, a Suzuki Swace tem para-choque com desenho diferenciado, dotado de entradas de ar maiores e aberturas de ar laterais. O logotipo da Suzuki fica no capô, enquanto na versão Toyota ele fica no espaço entre os faróis. Na traseira e interior, tudo igual, à exceção do nome e dos logotipos.
>> Apenas 4 picapes vão ficar mais baratas com o corte de impostos dos carros
>> GWM confirma marca que faz o clone elétrico do Fusca no Brasil
>> BMW vai lançar sua nova scooter durante o Festival Interlagos 2023