Depois do projeto da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNHe), o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a resolução nº 720 para a criação da versão digital do documento de veículos (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico), chamado de CRLVe. O prazo é que o documento digital esteja disponível em todo o país até 31 de dezembro de 2018.
Com a resolução, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) desenvolverá um modelo digital do documento de veículo que existe atualmente apenas em formato impresso. A versão eletrônica do CRLV, desenvolvido em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), será apresentado em breve.
Segundo o Ministério das Cidades, os Departamentos de Trânsito Estaduais e Distrito Federal terão o prazo de 180 dias para fazer a atualização de suas bases de dados junto ao Registro Nacional de Veículo Automotores (Renavam). Todas as informações de débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como sobre o licenciamento deverão ser repassadas ao órgão.
Com isso, a versão digital do documento do veículo só será expedida se os proprietários dos veículos tiverem com seus débitos devidamente quitados, bem como o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT) pago.
Vale lembrar que os motoristas poderão escolher pelo documento impresso, ou versão eletrônica.
Veja mais:
>> CNH deve virar cartão em 2019
>> Projeto de lei prevê CNH apenas para carro automático