Destaque

Curitiba testa radar que pode multar carros e motos barulhentos

O novo radar está sendo testado pela prefeitura de Curitiba, mas em breve pode sair caro ter um veículo que faz mais barulho que o permitido

Radar de barulho testado em Curitiba [divulgação]
Radar de barulho testado em Curitiba [divulgação]

A prefeitura de Curitiba quer inibir os veículos que fazem mais barulho do que o permitido por lei. Para isso, uma rua da capital paranaense recebeu radares que são capazes de detectar os níveis de ruído emitidos pelos escapamentos de carros e motos.

Por mais que esse tipo de fiscalização já seja utilizado em outros países, como França e Estados Unidos, no Brasil a iniciativa ainda é inédita. Para realizar as ações experimentais, a prefeitura instalou o aparelho na Avenida Victor Ferreira do Amaral. A peça foi colocada juntamente com um radar de velocidade que já faz a medição no local.

Segundo a prefeitura, o detector de ruídos consegue captar imagens e áudios dos veículos que estão emitindo ruídos acima do permitido de forma automática. Dessa forma, não é preciso que nenhum agente de trânsito faça a atuação.

Radar de barulho testado em Curitiba [divulgação]
Radar de barulho testado em Curitiba [divulgação]
No entanto, o detector ainda não está homologado no Brasil. Por conta disso, ele não pode ser utilizado para autos de infrações, não podendo punir nenhum cidadão. Dessa forma, ao menos por enquanto, o radar pode apenas servir em caráter experimental.

A ação serve para encerrar a Semana Nacional do Trânsito e do Setembro da Mobilidade, que foram iniciativas da prefeitura de Curitiba para focar no pedestre e na adoção de tecnologias limpas de transporte. Portanto, ainda não é certo que o radar sonoro será implementado na capital paranaense ou em outros lugares do Brasil, mas é bom já deixar os escapamentos e silenciadores em dia, pois mais cedo ou mais tarde pode surgir um novo meio de fiscalização no trânsito.

>> Renault lança Stepway 1.0 por R$ 77.990 para enterrar o Sandero

>> Nova geração da Renault Oroch não será mais fabricada no Brasil

>> Honda Fit 2023 é revelado e mostra o que estamos perdendo