![ZAZ Lanos [divulgação] Chevrolet ZAZ Lanos [divulgação] Chevrolet](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/12/zaz_lanos_8_edited-990x556.jpg)
Talvez a mais famosa fabricante de automóveis do lado soviético do planeta seja a Lada, que já teve atuação no Brasil. Contudo, existem também outros casos bastante curiosos como o da ZAZ: a ucraniana que fabrica até hoje carros velhos da Chevrolet, Chery e até da falecida Daewoo.
Tudo começou em 1923, quando o alemão Abraham J. Koop abriu uma fábrica de máquinas agrícolas. Ela foi nacionalizada pouco tempo depois e já em 1929 produzia 24 tipos diferentes de maquinários pesados para fazendas.
Contudo, ao invés de tomar como base o Fusca, os ucranianos se inspiraram no Fiat 600. O primeiro protótipo chamado de MZMA 444 surgiu em 1957 e tinha motor dois cilindros que apresentou tantos problemas que a ZAZ simplesmente desistiu e passou a usar o motor de Fusca.
A produção seguiu até 1966 quando a segunda geração foi lançada. Batizado de 966, o modelo incorporava perfil de sedã tradicional e trazia motor 1.2 V4 montado na traseira. Ele foi fabricado até 1994 praticamente sem mudanças, quanto foi substituído pelo Tavria, que só saiu de linha em 2010.
![ZAZ Lanos hatch [divulgação] Chevrolet](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/12/zaz_lanos_hatchback_1_edited-750x450.jpg)
Caminhos cruzados
Só que a ZAZ só começou verdadeiramente a crescer quando se juntou a outras montadoras. A primeira delas foi a Daewoo em 1998. A sul-coreana e a ucraniana assinando acordo para produção dos então recém-lançados Lanos, Nubira e Leganza em território nacional.
Os carros eram enviados desmontados para a Ucrânia e a ZAZ fazia a montagem final. Com a falência da Daewoo em 2001, ela adquiriu todo ferramental para manter a produção do Lanos, que só passou a ser 100% ucraniano em 2004.
Pouco tempo depois, em 2006, foi a vez da Chery entrar na jogada. A ZAZ assinou acordo com a montadora chinesa, mas que só obteve frutos em 2011 quando o Celer Sedã passou a ser produzido por lá. Rebatizado como ZAZ Forza, ele tem visual antiquado de um modelo que a própria Chery já abandonou.
>>Lada Niva ganha versão Black por R$ 47 mil
>>Cobalt é o carro mais vendido do Uzbequistão e Tiggo 2 da Tunísia
>>O Fiat que virou Daewoo e Chevrolet para depois ser copiado pela Chery