Existe uma única versão do Volkswagen Fusca que de fato foi feita pela Porsche.
Apelidado de VW 39, o projeto foi tocado por Ferdinand Porsche e seu filho Ferry, que desenvolveram a primeira versão do popular mais famoso da Volkswagen. A ideia original era construir ao menos 50 exemplares desse Porsche com carroceria de Fusca.
O motor tinha 1 litro e gerava 39 cavalos, o que era mais do que suficiente para a época – e para movimentar os 695 kg do modelo. No entanto, a Primeira Guerra Mundial acabou por atrasar os planos de Ferdinand e assim eles só conseguiram construir 14 unidades – cada um com um motor diferente do outro.
Dos 14 construídos, apenas um exemplar foi encontrado em um estado bastante deplorável, mas que foi resgatado por Thomas König e Oliver Schmidt, fundadores do Hamburg Prototype Museum. A peça única da história da Porsche passou por uma restauração completa que durou mais de três anos.
O carro retornou à sua condição original, mas com muitos dos componentes tendo que ser especialmente fabricados à mão. Agora o sobrevivente VW 39 está ostentando seu excelente acabamento na cor Nitro Black, assim como no primeiro dia em que ele saiu dos portões de Zuffenhausen, na Alemanha.
Veja mais:
>> Volkswagen Passat chega a marca de 30 milhões de unidades produzidas