Lar das caminhonetes que chegam a ter o mesmo tamanho de uma casa suburbana, os EUA também fabrica suas próprias caminhonetes. Modelos globais não tem vez lá, salvo raras exceções como a atual Ford Ranger. Mas e a Toyota? Como ela consegue tanto sucesso global com a Hilux, mas precisa de duas caminhonetes diferentes lá para fazer o mesmo?
Até 1995, a Toyota vendia a Hilux nos EUA, mas com outro nome. Identificando que a demanda norte-americana por caminhonetes é diferente, ela desenvolveu a Tacoma. Enquanto a Hilux era focada em uma construção mais parruda e capacidade de carga elevada, a Tacoma voltou-se ao conforto e qualidade de rodagem.
Essa fórmula foi certeira para os EUA, tanto que nunca mais Hilux e Tacoma se tornaram próximas. A primeira geração durou de 1995 a 2004, sendo substituída pela geração seguinte que durou até 2023, passando por uma reforma extensa em 2016. O atual modelo foi lançado em 2023 e influenciará fortemente a próxima geração da Hilux.
Apesar do foco diferente da caminhonete vendida no Brasil, a Toyota Tacoma construiu sua fama justamente por ser robusta. A marca japonesa investe fortemente em versões off-road pesadas e variantes com motores mais potentes. Hoje ela é vendida com motor 2.4 quatro cilindros turbo a gasolina de 231 cv, 282 cv ou híbrido de 331 cv.
Ficou nítido que o tempo de desenvolvimento da Tacoma e da Hilux é totalmente diferente. Isso porque a atual geração da caminhonete vendida no Brasil foi lançada em 2015 e reestilizada várias vezes. O modelo anterior foi de 2004 a 2015 com três reestilizações, durando menos do que a eterna segunda geração da Tacoma.
Irmã gigante
Como os EUA tem uma demanda muito maior por caminhonetes grandes do que por médias, a Toyota desenvolveu exclusivamente para esse mercado a Tundra. A gigante rival de Ram 1500, Chevrolet Silverado e Ford F-150 poderia facilmente fazer sucesso no Brasil, especialmente porque a atual geração é híbrida.
Lançada no final de 2021, a Toyota Tundra atual compartilha a plataforma com a Tacoma, mas em uma variante espichada. Sua única opção de motor é um 3.4 V6 biturbo com opção gasolina de 348 cv ou 389 cv, mas a opção mais interessante é a híbrida com 437 cv e consumo muito mais baixo.
Tal qual aconteceu com a Tacoma, a Tundra também teve gerações longevas. A primeira foi lançada em 1999 como substituta para a T100, que era uma Hilux esticada e alargada. Nessa configuração, ela durou até 2006, sendo substituída por uma das caminhonetes grandes mais longevas de todos os tempos.
Lançada em novembro de 2006, a Toyota Tundra de segunda geração mudou um pouquíssimo de visual ao longo de sua carreira. Especificamente, a única reestilização aconteceu em 2011 e deu apenas uma leve alterada no visual. Ela durou até 2021, totalizando 15 anos no mercado.
Os SUVs
Se não bastasse ter caminhonetes diferentes do que é oferecido no Brasil, a Toyota também produz SUVs. Afinal, se a Hilux tem o SW4, a Tacoma tem o 4Runner e a Tundra conta com o Sequoia. Provando a proximidade entre as primeiras Tacoma e a Hilux, as três primeiras gerações do 4Runner eram o SW4. Tanto que todos eram produzidos no Japão.
A mudança só aconteceu em 2002, quando a Tacoma se tornou um produto desenhado especificamente para os EUA e o SW4 assumiu um posto de carro focado no sudeste asiático. Ele era bem diferente da Tacoma até a quinta geração, lançada em 2010 e mantida em linha até 2024.
A nova geração foi lançada neste ano e agora se tornou verdadeiramente um SUV da Tacoma. Ele compartilha motores e boa parte do visual com a caminhonete do qual ele deriva. Os motores são os mesmos 2.4 quatro cilindros turbo em variante híbrida e somente a gasolina.
Já o Sequoia pode ser descrito como um SW4 gigante. Contudo, diferentemente de outros SUVs enormes como Ford Expedition, Chevrolet Tahoe e Jeep Grand Wagoneer, o Sequoia não apela para excesso de cromados. Ele sempre teve estilo mais contido e discreto, apelando mais para o lado off-road nos últimos tempos.
Ele foi lançado em 2000, pouco depois da estreia da Tacoma e não seguia o estilo da caminhonete. Eles só foram se alinhar na segunda geração, que foi vendida de 2007 a 2022. O atual modelo segue à risca o estilo da caminhonete, mas é oferecido somente com motor híbrido e em versões mais luxuosas ou off-road, como a TRD Pro.
Você acha que a Toyota deveria vender seus modelos americanos aqui no Brasil? Conte nos comentários.