Antes dos brasileiros terem o Yaris como carro da Toyota mais acessível, o posto era ocupado brilhantemente pelo Etios. Apesar de ser feinho em toda sua trajetória, o compacto era uma compra racional perante qualquer rival seu. Seu maior ponto fraco era o desenho, mas ele entregava e ainda entrega outros atributos que o tornaram hoje um modelo cultuado nas concessionárias. Aperte os cintos e conheça um pouco da sua história.
Tudo começou em 2012. Neste mesmo ano, os brasileiros conheciam de perto o Chevrolet Onix e Hyundai HB20. De olho na classe média, que estava em ascendência surpreendente na época, a Toyota lançou também seu modelo mais acessível por aqui. Até então, o carro mais barato da montadora era o sedã médio Corolla.
O problema é que de perto e de longe dos seus novos rivais, o Toyota Etios impressionava pelo desenho. Mesmo sendo considerado o patinho feio, tanto o hatch quanto o sedã eram modelos que prezavam pela racionalidade e confiabilidade da marca. Isso fez eles atraírem uma certa parcela da população, a qual buscava ter um carro 0km que transmitisse a imagem de robustez.
Mudanças a jato
Outro ponto bastante criticado do Etios era seu interior, principalmente o painel central analógico, que parecia uma balança de supermercado e central. Dois modelos que contaram com um dispositivo parecido eram os Citroën Xsara Picasso e o Renault Twingo, só que a época deles era outra e bem distante.
No mais, os Toyota Etios agradavam pelo espaço interno generoso, porta-malas de enormes 562 litros no sedã e a racionalidade dos motores 1.3 ou 1.5. No começo da sua vida por aqui, eles só vinham equipados com câmbio manual de cinco marchas. Para a linha 2014, os modelos já ganhavam mudanças.
O painel perdia a cor de fundo branca, para receber um tom preto misturado com azul. Segundo o portal Webmotors, até iluminação em LED este novo dispositivo ganhou. O volante, nas versões mais caras da gama, passava a ter a base achatada como o do Toyota Corolla XR-S. Foi nessa linha que nasceu a variante Cross, aquela com desenho tão exótico quanto e que queria enfrentar os desafios off-road das grandes cidades.
Mesmo sendo uma compra a ser feita de olhos fechados, o Toyota Etios não era um sucesso de vendas. Ele tinha números razoáveis. Só que, seus fãs mais fervorosos eram aqueles que prezavam por economia de combustível e robustez. Por isso, ele caiu no gosto de quem utiliza o carro como meio de trabalho, tipo os taxistas ou motoristas por aplicativo.
Tudo mudou em 2017
Cinco anos haviam se passado desde seu lançamento e finalmente o Etios mudava de forma bem chamativa. Aqui, os motores passaram por atualizações, para ficarem mais eficientes e ele recebeu a transmissão automática de quatro velocidades. Aliás, o câmbio manual de cinco marchas se despediu e veio um com seis velocidades. Mas, foi a adoção do painel de instrumentos digital do Prius que mais se destacou.
O volante era o mesmo do Corolla de décima primeira geração. A versão Platinum, a mais cara delas, foi a primeira a aderir também a uma mudança no visual. Os para-choques ganharam novas linhas e novas rodas eram destaque nas laterais. Foi pouco tempo depois que toda a linha aderiu ao novo visual.
Em meados de 2018, o Etios já tinha lá sua parcela de fiéis e seguia com competentes números de vendas. Este foi o ano que o modelo passou por mudanças significativas em seu portfólio. Aqui, a variante aventureira Cross se despedia, sem deixar muitos fãs. Já as versões XLS e Platinum foram descontinuadas, já que os Yaris hatch e sedã chegaram com preços próximos.
Se 2018 a vida do Toyota Etios tinha sido um pouco depressiva, 2019 foi pior. Nesses 12 meses, o modelo compacto barato perdeu as variantes mais requintadas para ser oferecido apenas em versões mais baratas. Quem quisesse um veículo mais equipado ou bonito, tinha de levar o Yaris para casa. Segundo o portal Motor1.Com, as vendas dos Etios hatch e sedã já começavam a minguar.
O ano de 2020 foi o último completo desse automóvel. Mudanças como adoção da central multimídia com conectividade Android Auto e Apple CarPlay na variante X Plus hatch e sedã e o três volumes que podia receber o kit GNV homologado pela Toyota eram seus chamarizes. Os Yaris, apesar de mais caros, já vendiam bem mais.
Já em 2021, o Toyota Etios deixava de ser fabricado para o mercado brasileiro. As unidades 0km que foram produzidas até agosto de 2023 eram destinadas para exportação. Assim, o compacto se despediu do Brasil e das linhas de montagem para abrir espaço para o novato Corolla Cross, um SUV médio que nasceu para atazanar o Jeep Compass.
Mesmo feio, o Etios tinha como principal pilar ser funcional e barato. Foi com isso em mente que hoje ele é um dos carros usados mais queridos do mercado. Ele é tido como robusto, confiável, gasta pouco e pode pegar no batente que vai sem medo.
Você tem uma história com o Toyota Etios? Gosta do compacto da marca japonesa? Conte nos comentários