
Com o título de carro mais vendido da história, o Toyota Corolla já passou por um período no qual ele se dividia em diversos carros diferentes para agradar a todo público diferente. Hoje temos o Corolla nas carrocerias hatch, sedan, perua e SUV (Corolla Cross). Mas só o sedan tem sete variantes. E vamos explorar cada uma delas.
Corolla Prestige



Opção escolhida para o Brasil, a variante Prestige é chamada assim internamente por conta do visual mais sofisticado. Ele tomou inspiração no Camry e adota lanternas traseiras conectadas por cromados, faróis menores e mais elegantes, além de um estilo bem diferente da perua e do hatch. É a variante encontrada na maioria dos países.
Corolla Sporty



Oferecido nos EUA, Austrália e África do Sul, além de outros países menores, o Corolla Sporty também é conhecido como americano. Ele tem a mesma frente do hatch, que tem faróis mais finos e conectados por uma barra preta. Além disso, as lanternas são mais simples e não tem iluminação de LED.
Levin



Por conta das duas sócias que a Toyota tem na China, o Corolla é vendido na versão Prestige pela FAW e mantém seu nome original. Já o Sporty é chamado de Levin e tem para-choques diferentes da variante americana. Na China, inclusive, tanto o Levin quanto o Corolla, contam com versão híbrida plug-in PHEV não oferecida em outros mercados.
Allion



Ainda que não tenha o nome Corolla, ele é um. Mais especificamente a versão esticada do sedan médio, com motores mais fortes, interior mais refinado e espaço ampliado para os passageiros traseiros. Ele tem para-choque frontal com grade estilo cascata e lanternas traseiras interligadas. É exclusivo da China.
Corolla Axio



Apesar de levar o nome que leva, o Corolla Axio é um sedan compacto com a mesma plataforma do Yaris. Ele é menor que a versão padrão, além de ser um carro bem mais barato. No Japão, tem motores 1.3, 1.5 e 1.8, além da variante perua que mantém o nome Fielder.
Corolla Japonês



Não se deixe enganar pelo visual idêntico ao Corolla Sporty, porque a versão japonesa é diferente. Na realidade, ele passou um tempo na secadora e encolheu. Em relação ao modelo brasileiro, o japonês é 14 cm mais curto, 4 cm mais estreito, 3 cm mais alto e tem seu entre-eixos encurtado em 6 cm.
Quest



Oferecido somente na África do Sul, o Toyota Corolla de 11ª geração segue firme e forte. O Toyota Quest foi lançado por lá em 2020 e serve como carro de entrada da marca. Teve o acabamento severamente empobrecido para custar pouco e conta só com motores menores: 1.3, 1.6 e 1.8, além de um 1.4 diesel. Ele faz o papel que o Etios fazia no Brasil.
Qual sua variante preferida do Toyota Corolla? Conte nos comentários.