Diferentemente do Brasil, onde Honda e Toyota gozam de um status de marcas quase premium dada a boa fama que têm, no restante da América Latina, a história é outra. As marcas japonesas são conhecidas por venderem modelos baratos e essencialmente utilitários. Tal qual o caso da Toyota Avanza, a Chevrolet Spin do Japão.
Durante o lançamento da BYD Shark no México, tive a oportunidade de andar em três Toyota Avanza diferentes como passageiro de Uber. E o que chamou atenção é que a minivan seria uma rival perfeita para a Chevrolet Spin no nosso país. Especialmente por conta da fama da Toyota e da versatilidade ainda maior do que da minivan brasileira.
Origens Daihatsu
Lançada em 2021 no sudeste asiático, a Toyota Avanza é vendida também como Veloz, Transmover ou como Daihatsu Xenia e Perodua Alza. O projeto foi encabeçado pela Daihatsu, tanto que ela usa a plataforma DNGA-B, a mesma que será usada no novo Yaris Cross a ser produzido no Brasil.
Ela também compartilha o motor 1.5 quatro cilindros aspirado de 106 cv do SUV compacto que será vendido no Brasil. Por enquanto ela não tem uma versão híbrida, mas o conjunto mecânico usado no Yaris Cross poderia facilmente ser usado na Avanza. A transmissão é manual de cinco marchas ou CVT.
Crossover?
Visualmente, a Toyota Avanza tem menos elementos de minivan e mais de SUV, seguindo uma tendência aplicada na Chevrolet Spin. O capô é bem reto e marcado, com frente alta e parruda. A carroceria tem linhas musculosas, mas as rodas são bem pequenas, ao contrário da porta traseira, que é enorme.
Na traseira, as lanternas altas e pequenas deixam mais claro que o estilo é de minivan, mas a tampa do porta-malas enorme auxilia na organização de cargas. Ela conta com três fileiras de bancos, sendo o fundão mais espaçoso do que o da Chevrolet Spin. O banco do meio é corrediço e dobra com facilidade.
Não espere por acabamento simples, sendo toda a cabine revestida em plástico duro com alguns detalhes em cinza. Contudo, é um material bem bom, melhor até do que o usado no Yaris. Além disso, ela tem central multimídia flutuante e painel de instrumentos com tela grande, apesar de não ser totalmente digital.
Você acha que a Toyota Avanza faria sucesso no Brasil caso fosse vendida aqui? Conte nos comentários.
>> Chevrolet Spin 2025: uma nova velha conhecida | Impressões
>> Mitsubishi D:X é uma Spin off-road que pode se tornar realidade
>> Prima híbrida da Chevrolet Spin ganha central multimídia de 30”