Quando uma marca faz uma propaganda de um carro é para poder atrair consumidores a comprá-lo. Mas qual o objetivo de você anunciar um modelo em um país no qual você não vende seus modelos desde 1987 e que não tem intenção alguma em retornar? Pois é isso que a Renault está fazendo nos EUA.
No badalado bairro de Williamsburg, no Brooklyn, Nova York, a Renault colocou um anúncio gigantesco do novo 5 E-Tech com o objetivo de atrair turistas europeus. O anúncio diz (em inglês e francês: “O LeCar voltou. Mas não é para você, desculpa”. Vale lembrar que o Renault 5, quando foi vendido nos EUA, se chamava Renault LeCar.
A marca ainda deixou um QR Code para ser escaneado que leva a uma página com todos os países no qual o 5 E-Tech será vendido. E os EUA está lá? Não. Mesmo com essa propaganda gigantesca feita pela marca na terra yankee. Mesmo que isso não leve a vendas diretas, virou pauta de notícias pelo mundo inteiro.
Vale lembrar que a Renault atuou nos EUA por alguns anos através da American Motors Corporation (AMC) e fechou suas portas em 1987 depois que a Chrysler adquiriu a AMC e transformou o restante de modelos da Renault e da marca mãe em Eagle. Desde então, nenhuma outra marca francesa se atreveu a vender carros por lá.
Renault nos EUA?
Existe uma intenção já anunciada da Renault vender a marca de esportivos Alpine por lá em 2027. Há um modelo Alpine do 5 E-Tech, o A290. Mas é muito difícil que a marca ofereça esse tipo de carro pequeno e elétrico na terra dos SUVs e caminhonetes gigantescos. Os SUVs elétricos da Alpine que devem ser o foco da marca.
O que você acha dessa curiosa estratégia da Renault? Conte nos comentários.