Existem tecnologias que vem para facilitar nossa vida. Já outras, parece que mais atrapalham do que tornam a vida mais fácil. Por isso, nesta edição da Pergunta da Semana, queremos saber: que tecnologia você mais odeia no seu carro? Vale também opinar sobre tecnologias não presentes no seu veículo próprio, é claro.
Para que a sua resposta apareça na lista final na sexta-feira, conte nos comentários aqui ou no nosso Instagram qual a sua escolha. As melhores justificativas estarão presentes na matéria. Mas antes, confira as sugestões da nossa equipe de jornalismo.
Câmera no lugar do retrovisor – João Brigato / editor chefe
Se tem algo que me irrita no fundo da alma é a substituição de um retrovisor por câmera. A grande maioria dos carros coloca a tela em um local de difícil acesso e é menor do que um espelho de fato. Talvez um dos carros que mais me irritou com isso foi o Audi e-tron (antes de se chamar Q8 e-tron). Mas já passei nervoso com outros modelos.
Volume automático – Rafael Pocci Dea / editor assistente
Se existe uma tecnologia em prol da conveniência que não gosto e acho totalmente dispensável, é o volume que se ajusta automaticamente à velocidade. Por sorte, dá para desligar. Afinal, ninguém merece conviver com o volume aumentando ou diminuindo à medida que pressionamos o pedal do acelerador. Por isso, gosto de eu mesmo definir a que altura escuto a minha música.
Câmera para cobrir ponto cego – Camila Torres / repórter
Chamado de Blind Spot View Monitor (BSVM) ou câmera de monitoramento do ponto cego, esse sistema exibe a imagem da lateral do carro quando o motorista aciona a seta. Isso quer dizer que enquanto a seta estiver acionada a imagem fica sendo exibida na central multimídia, impedindo inclusive que o condutor visualize o mapa.
É justamente por isso que ele me irrita. Pois, normalmente você não aciona a seta e entra. Você a ativa com uma certa antecedência para alertar o outro motorista. Dependendo do tempo que você precisar ficar com a seta ligada você não consegue visualizar o mapa e pode acabar perdendo alguma entrada. Principalmente se estivermos falando de um trajeto com uma conversão perto da outra.
Comandos na central multimídia – Felipe Yamauchi / repórter
Entendo que a tecnologia chegou com força em qualquer carro e a central multimídia é uma inovação muito da abençoada. Só que, colocar muitas funções nesse dispositivo cansa muito da minha beleza. Inserir comandos do ar-condicionado e até regulagem de diversas funções em um só lugar pode deixar de ser útil se você precisa de tal tarefa cumprida em pouco tempo.
Agora a sua vez: que tecnologia que te irrita nos carros? Conte nos comentários.