De quem é cada marca?

Que marcas a Stellantis é dona além de Fiat e Peugeot?

novo Fiat Uno
Fiat Grande Panda [divulgação]

Oficialmente criada em 17 de janeiro de 2021, a Stellantis é um dos maiores grupos automotivos do mundo. Hoje, ao todo, são 15 marcas diferentes que fazem parte do conglomerado automotivo chamado pelos próprios de “house of brands” (casa das marcas). Mas quais fabricantes fazem parte desse grupo além de Fiat e Peugeot?

Antes, um pouco do contexto de sua criação. A Stellantis surgiu do casamento igualitário entre o então grupo PSA e o grupo FCA. O primeiro era liderado pela Peugeot, enquanto o segundo surgiu da junção entre os então grupos Fiat e Chrysler. Conheça agora todas as marcas do grupo.

Abarth

Stellantis
Fiat Fastback Abarth [Auto+ / João Brigato]

Criada em 1949 e adquirida pela Fiat em 1971, a Abarth era uma preparadora de modelos da fabricante italiana e é considerada uma marca pela Stellantis. Aqui no Brasil, todo Abarth é uma versão de um Fiat, enquanto lá fora, são tratados como se fossem de outra montadora, ainda que, no fim, sejam uma versão de um Fiat.

Alfa Romeo

Alfa Romeo Tonale [divulgação]
Alfa Romeo Tonale [divulgação]

Uma das marcas mais antigas da Itália, a Alfa Romeo surgiu em 1910 e, quando quase faliu, entrou para o grupo Fiat em 1988. A Alfa, inclusive, deu origem à Ferrari. Hoje é uma fabricante de luxo que está na berlinda e pode ser fechada pela Stellantis, caso não dê lucro. 

Chrysler

Chrysler Pacífica [divulgação]
Chrysler Pacífica [divulgação]

Criada em 1925, a Chrysler já foi líder de seu próprio grupo. Só que as consecutivas falências a fizeram casar com a Mercedes-Benz em 1998 e depois se tornar o C de FCA em 2014. Hoje a marca só produz a minivan Pacifica e é a fabricante com maior risco de ser fechada entre todas da Stellantis.

Citroën

Citroën Basalt brasileiro [divulgação]
Citroën Basalt brasileiro [divulgação]

Fundada em 1919, a Citroën é uma das mais criativas e malucas marcas da França. Foi ela que inventou o carro com tração dianteira e estrutura monobloco, suspensão pneumática, entre outros itens. Hoje em dia ela é posicionada como a marca mais barata do grupo, oferecendo carros focados em custo reduzidos.

DS

Stellantis
DS 3 Crossback [divulgação]

Criada como divisão de luxo da Citroën em 2009, a DS se tornou marca independente em 2014 (na China, em 2012). Ela é focada em modelos de luxo, mas não conseguiu encontrar ainda seu espaço no mercado e é outra que está sob risco de ser fechada. 

Dodge

Stellantis
Dodge Charger Daytona [divulgação]

Focada em muscle-cars, a Dodge já foi a marca de volume do então grupo Chrysler. Na estrutura original do grupo, havia a Plymouth como marca popular, depois a Dodge com modelos de volume a Chrysler como fabricante quase de luxo. O último carro que a Dodge vendeu no Brasil não era um esportivo, mas sim o SUV Journey. 

Fiat

Fiat Fastback Impetus
[Fiat Fastback Impetus / Rafael Dea]

Líder do grupo junto da Peugeot, a Fiat foi criada em 1899 e tem presença fortíssima no Brasil. De todas as marcas do grupo, a Fiat é a única que não tem carros compartilhados com a Europa, a exceção da van Ducato e do elétrico 500. Dos carros de volume, nenhum Fiat brasileiro é igual ao equivalente europeu.

Jeep

Jeep Compass Blackhawk
Jeep Compass Blackhawk [Auto+ / Rafael Dea]

Quando a Chrysler adquiriu a AMC em 1987, ela tinha apenas um objetivo: absorver a Jeep. A marca produz SUVs desde sua criação e antecipou a tendência que hoje é global. Dentre todas as marcas do grupo Stellantis, a Jeep é uma das três mais importantes. Além disso, é a única com presença verdadeiramente global.

Lancia

Lancia Ypsilon [reprodução]

Apesar de ter recentemente lançado o novo Ypsilon e anunciado planos de voltar a vender carros fora da Itália, a Lancia é uma das marcas que a Stellantis não terá dó de cortar, caso seja necessário. A fabricante sempre foi um meio termo entre Alfa Romeo e Fiat. Só que, nos últimos anos, vive de vender carros levemente mais chiques da Fiat.

Leapmotor

Leapmotor T03 [divulgação]
Leapmotor T03 [divulgação]

A mais jovem de todas as marcas da Stellantis é a Leapmotor. Criada em 2015 na China, a startup será representada pelo grupo fora de seu país de origem, enquanto na China ela segue independente. Em 2023, o grupo de Peugeot e Fiat adquiriu 20% da marca chinesa para vender seus modelos internacionalmente.

Maserati

Stellantis
Maserati GranTurismo Modena [divulgação]

Focada em esportivos e partindo para a eletrificação parcial, oferecendo versões elétricas e a combustão de seus carros, a Maserati é a marca mais próxima da Ferrari do grupo. Foi criada em 1914 e funciona como a marca mais luxuosa da Stellantis. É uma das que corre risco de ser fechada.

Opel

Opel Frontera
Opel Frontera 2025 [Divulgação]

Antes pertencente ao grupo GM, a Opel foi adquirida pela PSA em 2017 antes mesmo de fazer parte da Stellantis. O interessante da marca é que ela dava prejuízo para a General Motors há anos, mas em pouco tempo passou a ser lucrativa na administração da Peugeot e Citroën. 

Peugeot

Novo Peugeot 208 [Divulgação]

Criada em 1810, a Peugeot já fabricou de moedores de pimenta a carros. É a líder do grupo junto da Fiat e se estabeleceu acima de Opel, Fiat e Citroën, mas abaixo de Jeep e Lancia dentro da estrutura de marcas da Stellantis. 

Ram

Ram Rampage Rebel [Auto+ / João Brigato]
Ram Rampage Rebel [Auto+ / João Brigato]

Até 2010, Ram era o nome da linha de caminhonetes da Dodge. Contudo, ela foi separada já dentro da gestão FCA para tornar a marca mais global. Além de vender caminhonetes, a Ram comercializa alguns carros da Fiat, como Fiorino, Doblo e Ducato em mercados nos quais os utilitários da italiana não seriam bem recebidos.

Vauxhall

Vauxhall Astra Ultimate [divulgação]
Vauxhall Astra Ultimate [divulgação]

Apesar de ter um passado bem rico e uma história que vem desde 1857, hoje em dia a Vauxhall é apenas a Opel do Reino Unido e nada além disso. A marca também fez parte da GM e foi vendida pela dona da Chevrolet à PSA junto da Opel. 

Mas e a Ferrari?

Ferrari Purosangue [divulgação]
Ferrari Purosangue [divulgação]

Tecnicamente, a Ferrari é e não é parte da Stellantis. Até porque os donos da Fiat também são donos da Ferrari. Contudo, para não atrapalhar os resultados financeiros da marca italiana e manter seu prestígio, ela foi separada do então grupo FCA em 2016. 

Qual sua marca preferida da Stellantis? Conte nos comentários.