Pergunta da Semana

Que carro saiu de linha e você não sentiu falta? | Pergunta da Semana

Carro
Lifan 530 [divulgação]

Nem todo carro que já foi vendido no Brasil foi um sucesso de crítica e de vendas. Prova disso é que algumas aposentadorias, quando acontecem, não fazem falta alguma. Quer seja por conta dessa falta de sucesso, mas também porque algum outro carro o substituiu de maneira muito melhor.

Por isso, na Pergunta da Semana queremos saber: que carro saiu de linha e não faz falta alguma? Para que suas sugestões figurem na lista de sexta-feira, comente aqui ou nas nossas redes sociais, mas justifique também o motivo pelo qual esse carro foi escolhido. Agora, as sugestões da nossa equipe de jornalismo.

Lifan — João Brigato / editor chefe

Carro
Lifan X60 [divulgação]

Vou bem além de citar apenas um carro, mas uma marca como um todo. Dentre todas as chinesas que vieram ao Brasil, a Lifan era, sem dúvidas, a pior. Os carros eram até bonitos, mas se desmanchavam ao serem dirigidos e tinham acabamento tenebroso. Prova maior de um fracasso, é que a Lifan faliu até na China.

Chevrolet Agile— Rafael Pocci Déa / editor assistente

carros que salvaram suas marcas
Chevrolet Agile [divulgação]

O Chevrolet Agile foi o primeiro carro da família Viva, lançado em 2009 como linha 2010. Baseado no conceito GPiX, o Agile apresentava uma falta de proporcionalidade, mas o espaço interno e o porta-malas de 327 litros são dois capítulos à parte. Na época do lançamento, no Campo de Provas do fabricante, o desempenho do motor 1.4 8V não se mostrou interessante. Além disso, o acabamento interno e o design não deixaram boas lembranças do Agile.

Renault Captur — Leo Alves / repórter

Renault Captur Iconic [Auto+ / João Brigato]
Renault Captur Iconic [Auto+ / João Brigato]

A máxima que sempre foi verdadeira: se você queria um Captur, deveria comprar um Duster. Afinal, o SUV da Renault inspirado no modelo europeu era só visualmente mais chamativo. Mas era mais apertado que o Duster, tinha acabamento com nível de Kwid e dirigibilidade nada memorável. Não faz falta.

Volkswagen Voyage — Felipe Yamauchi / repórter

Volkswagen Voyage 2023 [divulgação]

A categoria de sedãs compactos sempre foi composta por diversas opções e o Voyage estava no meio. Na minha opinião, ele não tinha um chamariz tão forte quanto seus rivais, mas era um modelo bastante racional. Contudo, não deu nem para perceber de cara quando ele deixou de ser oferecido como 0km nas concessionárias da marca, já que ele não tinha o mesmo charme dos Santana, Virtus e Jetta.

Qual carro você não sentiu falta quando saiu de linha? Conte nos comentários.