Pergunta da Semana

Que carro parece ter sido esquecido pela marca? | Pergunta da Semana

Há tempos sem mudanças e sem atenção, ao contrário de outros na linha, há um carro que merecia mais carinho

carro
Toyota Yaris [divulgação]

Em geral, um carro passa por reestilizações a cada três ou quatro anos, além de contar com mudanças pontuais em alterações de ano-modelo. Só que existem alguns carros que parecem ter sido verdadeiramente esquecidos por suas marcas. Há anos iguais e sem novidades, eles aparentam estar ali apenas para cumprir tabela.

Por isso, nessa edição da Pergunta da Semana, queremos saber: que carro parece abandonado pela sua própria montadora e merecia mais carinho? Para que sua sugestão componha a matéria de sexta-feira, conte nos comentários aqui no site ou nas nossas redes sociais. Mas antes, as escolhas da equipe de jornalismo.

Chevrolet Onix – João Brigato / editor chefe

carro
Chevrolet Onix e Onix Plus [divulgação]

Se antigamente ele era o carro mais importante entre da Chevrolet no Brasil, agora ele está um tanto quanto esquecido. Lançado em 2019, o Chevrolet Onix não teve uma mudança sequer desde a estreia. Até hoje, a única coisa que mudou foi o desenho das rodas em algumas versões. E só. Ele merece e precisa ser reestilizado urgentemente.

Fiat Argo – Rafael Pocci Dea / editor assistente

Fiat Argo Trekking CVT [Auto+ / João Brigato
Fiat Argo Trekking CVT [Auto+ / João Brigato

Assim como acontece com o Chevrolet Onix, o Fiat Argo é outro carro que foi lançado com peso, mas esquecido pela Stellantis por conta de tantos lançamentos. Ele é até mais antigo que o Onix, tendo sua estreia feita em 2017. Até hoje, só mudou o para-choque dianteiro e o volante, especificamente em 2022. Mas foi quase nada.

Renault Oroch – Leo Alves / repórter

Renault Oroch Outsider [Auto+ / João Brigato]
Renault Oroch Outsider [Auto+ / João Brigato]

Diferentemente do Duster que recebeu uma nova geração, a Oroch é a mesma desde 2015. Tudo bem que a marca francesa fez uma mudança de estilo forte em 2022 e deu a ela motor turbo. Mas não foi suficiente para esconder as pesadas rugas que o projeto tem. Ela merecia mais atenção, mas vai sucumbir em favor da Niagara, baseada no Kardian.

Toyota Yaris – Felipe Yamauchi / repórter

Toyota Yaris Sedã [divulgação]
Toyota Yaris Sedã [divulgação]

O tempo fez com que o Toyota Yaris permanecesse como carro barato dentro da marca japonesa, meio que tomando o lugar do Etios indiretamente. Só que, tanto o hatch, quanto o sedã, derivam de um projeto de 2013, lançado no Brasil em 2018, reestilizado em 2021 e, desde então, esquecido pela Toyota no canto da concessionária.

Que outro carro merecia mais atenção de sua fabricante? Conte nos comentários.


>> 5 carros legais que a Fiat só fez no Brasil

>> Toyota GR Supra e BMW Z4 vão sair de linha em breve 

>> Fiat Fiorino beira R$ 120 mil com novo aumento