Por mais que os entusiastas amem as peruas, elas são cada vez mais raras. Não é o tipo de carro que vende bem no mercado, tanto que hoje só temos peruas acima de R$ 1 milhão. Só que, e se elas tivessem uma segunda chance no Brasil e no mundo? É isso que queremos descobrir nessa edição da Pergunta da Semana.
Que carro merecia ter uma versão perua? Antes de responder com sua sugestão nos comentários, confira as sugestões da nossa equipe editorial. Lembrando que os carros escolhidos pelos leitores na caixa de comentários aqui no site ou nas redes sociais comporão a lista completa na sexta-feira.
Nissan Sentra – João Brigato / editor chefe
Lá fora o Toyota Corolla tem uma versão perua, então por que não o carro que é seu maior concorrente no Brasil não poderia segui-lo? Honestamente, o que faz uma perua do Sentra fazer ainda mais sentido é obviamente o visual. Tranquilamente hoje ele é o sedã médio mais bonito do mercado. Como perua, seria um absurdo.
Alfa Romeo Giulia – Rafael Pocci Dea / editor assistente
Na época do lançamento do Giulia, torci o nariz, embalado pelo pensamento intrusivo: “isso não é um Alfa Romeo. Eles enlouqueceram!” Que purismo bobo e fora de propósito! Afinal, o Giulia é um dos carros mais belos dos últimos tempos. Agora, imagine-o na carroceria station wagon. Seria tão ou mais sexy quanto o espetacular 156 Sportwagon. Principalmente se a versão fosse a Quadrifoglio, que esconde sob o capô um motor V6 2.9 biturbo, combinado a um câmbio automático de oito marchas, rendendo impressionantes 520 cv.
Fiat Argo / Cronos – Leo Alves / repórter
Vou parecer mais velho do que sou ao dizer essa frase, mas sou do tempo em que as marcas lançavam famílias completas para seus carros no Brasil. Quando o Fiat Palio surgiu, logo depois vieram Siena, Palio Weekend e Strada. Por isso, gostaria que o Argo tivesse ganhado uma versão perua, principalmente pelo legado de wagons populares que a Fiat teve. Sou um órfão dessa carroceria, e seria legal termos uma versão perua do Argo ou do Cronos.
Volkswagen Polo – Felipe Yamauchi / repórter
Um dos carros bastante relembrados da Volkswagen é a perua Parati. Uma pena que na atualidade as peruas estejam bem ofuscadas, mesmo sendo modelos com uma praticidade ímpar. Na minha opinião, a marca alemã poderia apostar novamente em ter uma Parati da atualidade e usar o Polo como base. Ao menos um fã ela já teria.
E para você? Qual carro deveria ter uma versão perua? Conte nos comentários.