
Nos últimos tempos, tem se tornado comum que as montadoras resgatem nomes clássicos e os usem em SUVs. Modelos como Mitsubishi Eclipse, Ford Mustang e Ford Capri são exemplos recentes. Mas e se várias montadoras resolvessem seguir essa tendência? Não é o que gostaríamos de ver.
Por isso, nessa edição da Pergunta da Semana questionamos: que carro jamais deveria voltar como um SUV? Para que a sua sugestão apareça na lista de sexta-feira, conte aqui nos comentários ou no nosso Instagram. Mas antes, confira as escolhas da nossa equipe de jornalismo.
Volkswagen Gol – João Brigato / editor chefe

Ainda que por muito tempo o Volkswagen Tera tenha sido chamado de Gol SUV, não seria justo com ele. O Gol construiu seu legado como um carro simples e muito robusto, mas sempre um modelo de entrada com pouco valor agregado. Com o Tera, a Volkswagen quer fazer um SUV de entrada, mas sem cara de carro barato.
Mitsubishi Eclipse Cross – Rafael Pocci Dea / editor assistente
![Mitsubishi Eclipse Cross [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/08/FWR9Gr7u-Mitsubishi-Eclipse-Cross-02_edited-1320x791.webp)
O Mitsubishi Eclipse carrega um legado ímpar. Entre as carrocerias mais sensacionais, a da segunda geração, de 1995, é a que mais acelera meu coração. Tive a oportunidade de participar do lançamento do Eclipse Cross, em 2018, mas até hoje não consigo entender por que a marca escolheu aplicar um nome tão fantástico em um utilitário esportivo. Para mim, Eclipse é nome de carro esportivo, não de SUV.
Ford Ka – Camila Torres / repórter

O Ford Ka escreveu uma bela história no nosso mercado e enquanto esteve em linha se mostrava uma excelente opção diante dos concorrentes. Ele disse adeus enquanto ainda estava por cima e não porque não tinha mais fôlego. Acontece que os hatches e sedans da Ford fazem falta até hoje.
Mas apesar de ela ter se tornado uma marca de SUVs e picapes do nosso mercado, seria lamentável ter um Ka SUV. Isso não quer dizer que não gostaríamos de ter um SUV de entrada da Ford para brigar com modelos da Stellantis e Volkswagen. Mas queríamos mais ainda ter novamente um sedan compacto da marca ou quem sabe um hatch.
Honda Fit – Felipe Yamauchi / repórter

Acho que os leitores do Auto+ já viram o quanto eu gosto do Honda Fit, devido a quantidade de vezes que cito ele, principalmente nas edições da Pergunta da Semana. Hoje, falo dele novamente. Não ficaria muito confortável ao ver a nomenclatura Fit estampando a traseira de algum SUV. Para isso, a Honda pode muito bem usar as letras “R e V” e criar um novo nome.
Qual carro não deveria voltar como SUV? Conte nos comentários.