Que carro conceito deveria ter sido produzido? | Pergunta da Semana

carro
Fiat Fastback Conceito 2018 [divulgação]

A função de um carro conceito é chamar a atenção para uma marca. Ele pode antecipar um modelo que vem por aí, uma nova linguagem visual ou tecnologias que serão aplicadas. Não é raro que um carro conceito também sirva de teste da montadora para medir reação do público a algum elemento de design, cor ou equipamento.

Contudo, existe sempre aquele modelo que mexe com o coração e que faz pensar os motivos pelos quais a marca não o levou para as ruas. Por isso, nesta edição da Pergunta da Semana queremos saber: que carro conceito deveria ter sido produzido? Para compor a lista de sexta-feira, deixe sua sugestão nos comentários. Mas antes, as escolhas da nossa equipe.

Fiat Fastback – João Brigato / editor chefe

Fiat Fastback Conceito 2018 [divulgação]
Fiat Fastback Conceito 2018 [divulgação]

Sim, o Fiat Fastback existe, mas como derivado do Fiat Pulse. O que eu gostaria que estivesse nas ruas é outro carro: o Fastback da Toro. O SUV cupê de proporções belíssimas ainda faz sentido no mercado, visto que não concorre com o Jeep Compass e coloca a Toro em um outro segmento. Ainda dá tempo, Fiat.

Fiat FCC II – Rafael Pocci Dea / editor assistente

Fiat FCC II
Fiat FCC II [autowp.ru]

Esse conceito brasileiro, totalmente desenvolvido em Betim (MG), foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2008, utilizando materiais ecológicos. O Fiat Concept Car II apresentava propulsão elétrica alimentada por baterias de íons de lítio, que podiam ser recarregadas em qualquer tomada de 220V. Com 80,2 cv, seu alcance puramente elétrico era de 100 quilômetros. Se tivesse sido produzido, seria um interessante veículo recreativo.

Volkswagen Taigun – Leo Alves / repórter

Volkswagen Taigun [divulgação]
Volkswagen Taigun [divulgação]

A VW tinha a faca e o queijo na mão com o Volkswagen Taigun. O SUV do up! antecipava uma tendência que outros carros só foram seguir hoje: a dos SUVs subcompactos. Com motor 1.0 TSI e mais espaço que o subcompacto do qual derivava, ele tinha potencial para ser um grande sucesso. 

Ford Ka perua – Felipe Yamauchi / repórter

Protótipo da Ford Ka Wagon [reprodução/Garaza]
Protótipo da Ford Ka Wagon [reprodução/Garaza]

Tenho uma ligação muito forte e emocional com a primeira geração do Ford Ka. Na minha opinião, ele tem um desenho simpático e é um carro 100% urbano. Por isso, queria que nessa geração ele tivesse a companhia de outros carros derivados, como o sedã e essa perua. Esses três modelos poderiam ser os automóveis de porta de entrada da marca e brigariam de igual para igual com a família do Chevrolet Corsa.

E para você: que carro conceito deveria ter sido produzido, mas não foi? Conte nos comentários.