Tinha motor 2.5 com 203 cv

Quando o Brasil teve uma versão do Nissan Sentra com 203 cv

Essa versão do Nissan Sentra teve duas unidades importadas para testes da mídia, mas poderia ter sido vendida oficialmente no Brasil

Nissan Sentra SE-R Spec V amarelo de frente no asfalto com montanhas ao fundo
Nissan Sentra SE-R Spec V [Divulgação]

Os sedãs não são os carros mais descolados do mercado, mas às vezes essa regra tem exceções, como era o caso do Honda Civic Si K20 de 192 cv, que começou a ser vendido em nosso mercado em 2007 dividindo as atenções com o Volkswagen Golf GTI. No entanto, uma versão do Nissan Sentra respondeu à altura do conterrâneo.

Quase no fim dos anos 2000, a Nissan trouxe algumas unidades do Sentra SE-R Spec V para a mídia especializada testar e avaliar suas capacidades. Na época, eu trabalhava em outra mídia e pude experimentar o quanto empolgante era essa versão do Sentra. Foi um período em que a marca também disponibilizou à imprensa um 350Z preto.

A roupagem SE-R foi aplicada à sexta geração (B16), conhecida pelo slogan “Não tem cara de tiozão”, que fazia uma sátira a essa imagem relacionada aos sedãs. Essa versão Nissan SE-R Spec V não era apenas um rostinho bonito equipado com um kit de carroceria agressivo, pois ele guardava algumas surpresas, principalmente sob o capô.

Lá repousava o propulsor de quatro cilindros 2.5 litros (nomenclatura QR25DE) com alguns aperfeiçoamentos em prol do desempenho. Entre eles, um novo coletor de admissão, comando de válvulas mais agressivo, pistões revestidos com material para diminuir o atrito e reprogramação da central eletrônica.

Motor de quatro cilindros do Nissan Sentra SE-R Spec V amarelo
Nissan Sentra SE-R Spec V [Divulgação]

Versão do Sentra com caixa manual e suspensões firmes

O crème de la crème era o câmbio manual de seis marchas, com engates justos e precisos, assim como um pedal de embreagem que não massacrava a perna do condutor nos congestionamentos. Essa combinação mecânica rendia saudáveis 203 cv e 24,9 kgfm, permitindo ir de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos, segundo os dados declarados à época pelo fabricante.

Não apenas o motor ganhou mudanças, pois as suspensões eram diferentes e mais firmes em relação às versões do Nissan Sentra “normais”, o que proporcionava uma melhor capacidade de contornar curvas mais rapidamente sem sentir uma rolagem da carroceria, graças às barras estabilizadoras instaladas na traseira.

Nissan Sentra SE-R Spec V amarelo de lado andando no asfalto com montanhas ao fundo
Nissan Sentra SE-R Spec V [Divulgação]

Duas unidades foram importadas pela Nissan ao Brasil nas cores preto e vermelho, e a Sentra SE-R Spec V seria um concorrente de peso para o Honda Civic Si. Essa versão do Sentra saiu de linha em 2012 e foi uma pena que não tenha sido comercializada em nosso mercado. Com certeza, seria uma briga interessante com o Si, mas valeu o pouco período que passei com ele!

Nissan Sentra SE-R Spec V amarelo de traseira no asfalto com montanhas ao fundo
Nissan Sentra SE-R Spec V [Divulgação]

O que você acha do Nissan Sentra? Conte-nos nos comentários se você considera esse sedã ou ainda prefere optar por um utilitário esportivo!