Já parou para pensar no significado do nome dos carros mais vendidos do Brasil? Para saciar sua curiosidade, o Auto+ traz uma lista especial com os cinco carros mais vendidos do país segundo a Fenabrave. O ranking compreende os modelos mais vendidos no acumulado do primeiro semestre.
Volkswagen Polo
Assim como Golf e Gol, o nome Polo foi adotado pela Volkswagen em referencia a um esporte. Nos anos 1970, a VW havia adotado essa estratégia de uso de nomes de esporte para os seus hatches compactos. Com isso, Polo foi adotado para o menor modelo da gama. A regra foi quebrada pouco tempo depois.
Fiat Strada
Segundo a própria Fiat em um release sobre a Strada, que é o carro mais vendido do Brasil há alguns anos, mas deve perder o título para o Volkswagen Polo “Strada significa estrada em italiano. O nome remete ao sentimento de liberdade que o modelo pode proporcionar ao motorista”.
Chevrolet Onix
Quando a Chevrolet resolveu não fazer mais carros compartilhados com a Opel, o Onix surgiu. O nome do modelo tem relação com o passado, ao trazer uma pedra preciosa, tal qual acontecia com o Opala. Onix é uma pedra semipreciosa de quartzo calcedônia dotado de listras brancas e pretas.
Hyundai HB20
O Hyundai HB20 tem o significado mais simples dentre todos os carros da lista. HB vem de Hyundai Brasil. Muita gente erroneamente acredita ser de hatchback, mas isso não faria sentido para o sedã HB20S — aliás, nesse caso, o S vem de sedã. Já o 20 foi adotado porque, na época, o i30 fazia sucesso e a intenção era mostrar que ele está abaixo do i30.
Fiat Argo
Para manter a regra (que durou pouco) de nomes curtos, fortes e de duas sílabas, a Fiat escolheu Argo em 2017 para o sucessor de Palio, Punto e Bravo. O nome vem do mito grego de Jasão e os argonautas, que viajavam em uma embarcação chamada Argo, que era construída pelo semideus Argos.
Você já conhecia o significado do nome dos carros mais vendidos do Brasil? Conte nos comentários quais outros carros você conhece.