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Idades avançadas

Qual o carro mais velho de cada montadora que atua no Brasil?

Mesmo lançando carros todos os anos, as montadoras às vezes tem alguns modelos com um histórico grande no mercado

Volkswagen Saveiro Extreme cinza de frente
Volkswagen Saveiro Extreme [Auto+ / João Brigato]

Esses são os carros mais velhos à venda hoje por todas as fabricantes que atuam no Brasil. Para compor a lista, foram selecionados os carros com data de lançamento mais antiga global. Ou seja, mesmo que o modelo tenha sido lançado no ano passado no Brasil, mas a atual geração existe em outro país desde 2006, a data mais longa é considerada.

Além disso, a data de lançamento é considerada para a atual geração do modelo. Se ele passou por inúmeras reestilizações ou se ainda é um modelo atual, mas não mudou de geração, é o lançamento original que conta. Modelos que estão em resto de estoque e já saíram de linha foram desconsiderados.

Aston Martin – Vantage – 2018

Dianteira do Aston Martin Vantage Roadster azulado com faróis acesos
Aston Martin Vantage Roadster [Divulgação]

Lançado em 2018, o Aston Martin Vantage é o carro mais velho da fabricante britânica disponível atualmente no Brasil. A marca passa por um intenso processo de renovação de seus modelos e tem uma linha ainda enxuta por aqui. Mas ele está longe de ser o mais longevo da lista.

Audi – Q7 – 2015

Audi Q7 azul de frente com montanhas ao fundo
Audi Q7 [Divulgação]

Ainda que a segunda geração do Audi Q7 tenha recebido duas reestilizações, sendo a última no ano passado, essa encarnação do SUV grande completa dez anos de vida em 2025. Ele é o carro mais velho da Audi atualmente em produção no mundo. Só que, uma nova geração já roda em testes.

BMW – Série 3, X5 e X7 – 2018

Lançados simultaneamente em 2018, mas com alguns meses de diferença, os BMW X5, X7 e Série 3 são todos de 2018. Coincidentemente, os três foram reestilizados somente uma vez, mas com um timing diferente. O X5 mudou em 2023, um ano depois do X7, que também foi o ano da mudança do Série 3.

BYD – Tan – 2018

BYD Tan [Auto+/Leo Alves]
BYD Tan [Auto+/Leo Alves]

Desde que a segunda geração do BYD Tan foi lançada em 2018, o SUV grande de sete lugares já recebeu algumas atualizações visuais. A primeira aconteceu em 2020, depois mais uma em 2022 (quando ele veio ao Brasil) e agora a última em 2024. Vale lembrar que o interior mudou só uma vez, mas ganhou telas cada vez maiores.

CAOA Chery – Tiggo 5X – 2017

CAOA Chery Tiggo 5X Pro cinza de frente
CAOA Chery Tiggo 5X Pro [Auto+ / João Brigato]

Apesar de ter voltado a vender o Arrizo 6 no Brasil, a linha de carros da CAOA Chery é, basicamente, composta por SUVs. A mais tempo sem renovação e o mais antigo da linha, o Tiggo 5X é de 2017, exatamente um ano mais velho que seus irmãos Tiggo 7 e Tiggo 8. Modelos que recentemente ganharam versões híbridas. 

Chevrolet – Spin, S10 e Trailblazer – 2012

Remanescentes de uma geração anterior de produtos da Chevrolet, mas ainda assim intensamente renovados em 2024, o trio Spin, S10 e Trailblazer está há 13 anos na mesma geração. Isso fica mais evidente ao ver que a lateral dos três é a mesma há quase uma década e meia. 

Citroën – Jumper – 2006

Citroën Jumper [divulgação]

Se prepare para ver esse carro mais duas vezes na lista, mas com outras marcas. Afinal, a terceira geração das vans da Stellantis está viva desde 2006 na Europa e sem mudanças tão fortes. Houve uma reestilização significativa em 2014 na Citroën Jumper e nas irmãs. Mas, agora, em 2024, mais uma mudança com alteração de grades frontais e interior. 

Ferrari – Roma – 2020

Ferrari Roma (divulgação)

Com diversos lançamentos nos últimos anos, o modelo de entrada da Ferrari se posiciona como o carro mais velho no portfólio da italiana. Com versões cupê e conversível, o esportivo de motor V8 biturbo entrega 620 cv e não é produzido em Roma, como o nome sugere, mas em Maranello.

Fiat – Ducato – 2006

Fiat Ducato Minibus Confort 2023 [divulgação]
Fiat Ducato Minibus Confort [divulgação]

Olha a van da Stellantis novamente. Além da Citroën Jumpy, a Fiat Ducato faz parte da turma de 2006…mas não é o carro mais velho de toda a lista. De todas as variantes, essa é a mais vendida no Brasil, tendo quase o triplo dos emplacamentos das suas primas Peugeot Boxer e Citroën Jumpy.

Ford – Transit – 2014

Imagem mostra nova Ford Transit 2026 Vidrada - Confira preços e versões
Nova Ford Transit 2026 [divulgação]

Com o mesmo problema da marca acima, a Ford tem na sua van Transit o carro mais velho atualmente no portfólio. Ela completou 11 anos de mercado por conta do seu lançamento na Europa em 2014. Se nã fosse por ela, o carro mais velho da Ford seria o Bronco Sport, lançado em 2020. 

GWM – Haval H6 e Ora 03 – 2020

Com dois carros à venda no Brasil, a GWM lançou o Haval H6 e o Ora 03 coincidentemente em 2020. Apenas o SUV passou por mudanças visuais, três para ser mais específico. Já o hatch elétrico retrô está sem alterações desde que nasceu. Das marcas generalistas, a GWM é a que tem a linha com os modelos menos velhos do mercado.

Honda – City – 2019

Honda City sedan de frente cinza em uma sombra de árvore
Honda City Sedan Touring [Camila Torres / Auto+]

Reestilizado no ano passado, o Honda City é um produto atual. O problema é que todos os seus irmãos trocaram de geração há pouco tempo, enquanto ele foi o primeiro a puxar a fila das reestilizações. O lançamento global aconteceu em 2019, mas demorou um pouquinho para chegar ao Brasil, mais especificamente, no final de 2021.

Hyundai – HR – 2004

Hyundai HR
Hyundai HR 2025 [Divulgação]

O carro mais velho à venda no Brasil pertence à Hyundai. Trata-se do mini caminhão HR, que é feito em Anápolis, Goiás, há quase tanto tempo quanto esse modelo existe. O que mais chama atenção é que a Hyundai lançou o modelo na Coreia do Sul em 1977 e até hoje só teve quatro gerações. A atual é a mais longa, com 21 anos de duração. 

JAC – E-JS1 – 2010

JAC E-JS1 [Auto+ / João Brigato]
JAC E-JS1 [Auto+ / João Brigato]

Apesar de o E-JS1 ser um carro de 2021 e parecer moderno, na verdade ele é um carro bem mais antigo. Afinal, ele é uma atualização do iEV20, que por sua vez era a versão elétrica e aventureira do J2. É possível ver as origens do J2 no corpo do E-JS1 pelas laterais, onde as portas são idênticas e o formato básico do carro também.

Jeep – Renegade – 2014

Jeep Renegade Sport Altitude parado de dianteira em frente a um portão branco
Jeep Renegade Sport Altitude [Auto+/Rafael Dea]

Primeiro carro que a Jeep produziu no Brasil, o Renegade completou 11 anos de mercado com duas reestilizações – sendo a última exclusiva do nosso mercado. Ele sofreu ameaça de não ter uma nova geração, mas ela já está no forno. O irônico é que o Compass, que é um pouco mais novo, terá uma nova geração antes do irmão menor.

Kia – Bongo – 2005

Kia Bongo
Kia Bongo [Divulgação]

Derivado do Hyundai HR, mas produzido no Uruguai, não no Brasil, o Kia Bongo é o segundo carro mais velho à venda no Brasil. Lançado em 2005, ele completou 20 anos agora. Ele é um contraste ainda maior na Kia do que na Hyundai. Afinal, a Kia está lotada de carros novos, enquanto a Hyundai resolveu vender alguns que já saíram de linha aqui no Brasil. 

Lamborghini – Urus – 2017

Lamborghini Urus S [divulgação] carro velho
Lamborghini Urus S [ivulgação]

Como os esportivos de fato da Lamborghini foram renovados recentemente, a marca tem no SUV Urus o seu representante mais antigo. Ele foi reestilizado há pouco tempo, mas já completou oito anos de mercado. E, mesmo com tanto tempo de casa, há que ainda não aceite um SUV feito pela Lambo.

Land Rover – Discovery Sport – 2014

Land Rover Discovery Sport SE Dynamic flex cinza com teto preto parado em frente a um matagal
Land Rover Discovery Sport SE Dynamic flex {Auto+ / João Brigato]

Apesar de ter sido o carro mais vendido da Land Rover por vários anos, o Discovery Sport está bem antiquado frente aos seus irmãos. Ele já tem 11 anos de mercado e passou apenas por reestilizações leves, nada que verdadeiramente mudasse seu estilo para dar um ar de novidade.

Lexus – ES – 2018

Lexus ES 300h [divulgação]
Lexus ES 300h [divulgação]

Pouca gente se lembra, mas o Lexus ES está à venda no Brasil junto dos SUVs da marca. Ele é de 2018, mas já passou por uma mudança visual significativa em 2024. O modelo está em sua sétima geração e é concorrente direto de Mercedes-Benz Classe E, Audi A6 e BMW Série 5.

McLaren – Artura – 2022

McLaren Artura [divulgação]
McLaren Artura [divulgação]

Com somente um carro à venda no Brasil que ainda está em produção, o McLaren Artura é o carro mais velho da montadora britânica. O nome é um tanto estranho para os falantes de português, mas ele é um esportivo de elite. 

Mercedes-Benz – AMG GT, GLE, Sprinter e Classe G – 2018

A Mercedes-Benz é a marca com mais modelos presentes na lista. Isso porque, seu portfólio de idade mais avançada é de 2018, ou seja, relativamente atuais. Contudo, temos quatro carros totalmente diferentes: o esportivo de quatro portas AMG GT, o SUV médio GLE, a van Sprinter e o icônico tijolo sobre rodas, o Classe G.

Mini –  Cooper – 2013

Ele trocou de visual e até de nome, mas o Mini Cooper, por mais icônico que seja, já tem 11 anos de mercado. Anteriormente batizado apenas de Mini Hatch, ele adotou o apelido oficial na última reestilização, que trouxe a ele um interior simplificado e traseira de estilo bastante polêmico.

Mitsubishi – L200 – 2014

Mitsubishi L200 Triton Savana 2024 [divulgação]
Mitsubishi L200 Triton Savana 2024 [divulgação]

Por ter mantido a antiga geração da L200 Triton em linha, a caminhonete média é o carro mais velho da Mitsubishi hoje no Brasil. Com 11 anos de mercado, ela é seguida de perto pelo irmão Pajero Sport e pelo Eclipse Cross, que também são produtos com idade avançada. Hoje no portfólio da marca, o carro mais atual é a nova geração da Triton. 

Neta – Aya e X – 2020

Naturalmente, por ser uma marca muito nova, a Neta tem uma linha de modelos jovial. Aya e X são os únicos carros que ela comercializa no Brasil e ambos datam de 2020. O Aya está do mesmo jeito desde que estreou, já o X nasceu como Neta U, mas ganhou uma reforma visual e um novo nome para ficar do jeito que está. 

Nissan – Frontier – 2014

Com uma linha de produtos bem atualizada, a Frontier acaba destoando um pouco de outros carros da Nissan. Tudo bem que o Kicks é só dois anos mais novo, mas a caminhonete média já completa 11 anos de mercado com apenas uma reestilização – a qual não afetou o interior, que é onde ela mais sente o peso da idade.

Peugeot – Boxer – 2006

Peugeot Boxer [divulgação]

Pela terceira vez, o mesmo carro na lista, mas com outro logotipo e outro nome. A terceira geração da Peugeot Boxer aparece junto de suas primas Citroën Jumper e Fiat Ducato. Lá fora, ainda temos Ram ProMaster, Opel Movano, Vauxhall Movano e até Toyota ProAce como derivados dessa família.

Porsche – 718 –  2012

Ainda que tenham adicionado o nome 718 ao Cayman e ao Boxster, os dois modelos estão na mesma geração desde 2012. São os carros mais longevos da história atual da Porsche, mas estão prestes a serem substituídos. A marca trabalha em uma nova geração totalmente elétrica, mas que pode ganhar uma variante a combustão no futuro.

Ram – 1500 / 2500 / 3500 – 2019

Basicamente a Ram se divide em dois: a Rampage, que foi desenvolvida no Brasil e lançada em 2023, e as full-size. As irmãs Ram 1500, 2500 e 3500 pertencem a uma mesma família e foram todas lançadas em 2019 nos EUA, mas recentemente atualizadas. Por enquanto somente a 1500 foi reestilizada no Brasil.

Renault – Master – 2010

Renault Master 2023 [divulgação]
Renault Master [divulgação]

Assim como acontece com Peugeot, Citroën e Fiat, a Renault tem na van Master sua representante mais antiga. Lá fora, já faz um tempinho que uma nova geração circula pelas ruas. Contudo, aqui no Brasil seguimos com o modelo de 2010 que foi reestilizado somente uma vez.

Suzuki – Jimny – 2018

Suzuki Jimny Sierra 4Style branco em um gramado
Suzuki Jimny Sierra 4Style [Auto+ / João Brigato]

Único carro que a Suzuki vende no Brasil, o Jimny claramente é o mais velho e o mais novo da montadora atualmente disponível por aqui. A atual geração é de 2018 e é a primeira a ter versão de quatro portas, a qual, infelizmente, ainda não é comercializada em nosso país.

Toyota – Yaris – 2013

Toyota Yaris Hatch XLS vermelho de frente em foto de movimento -Garantia estendida da Toyota
Toyota Yaris [Divulgação]

Apesar de ter sido lançado no Brasil somente em 2021, o projeto da atual geração do Yaris é de 2013. É que o modelo foi lançado inicialmente na China e depois ganhou mercados de baixo custo, como Indonésia, Filipinas, Tailândia, Taiwan, Paquistão e Índia. O visual do modelo brasileiro foi revelado primeiro na Tailândia em 2017.

Volkswagen – Saveiro – 2009

Volkswagen Saveiro Extreme [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Saveiro Extreme [Auto+ / João Brigato]

Último carro da Volkswagen no mundo a usar a plataforma PQ24 e não ter aderido às bases modulares MQB, MQB-A0 e MEB, a Saveiro é uma guerreira. Existe desde 2009 na segunda geração, que recebeu mais plásticas do que uma subcelebridade botocada. 

Volvo – XC90 – 2015

Volvo XC90 R-Design [Auto+ / João Brigato]
Volvo XC90 R-Design [Auto+ / João Brigato]

Quando a Volvo lançou a atual geração do XC90, disse que ele rapidamente se tornaria o carro mais velho da marca. Isso porque ela renovou toda a linha de produtos muito rápido. Só que, já faz 10 anos que ele foi lançado. Esse ano ganhou um novo visual para se manter atual frente ao sucessor elétrico EX90. Nem parece que já tem tanto tempo de estrada.

Qual seu carro preferido da lista? Conte nos comentários.