Quando falamos de influência, quer seja com pessoas, carros ou objetos, é sempre aquilo que muda totalmente o status quo. Quer seja por ser um revolução de mercado ou por ser algo completamente diferente do que está em vigor, um produto, um carro ou uma pessoa influente muda o jogo. E é isso que queremos saber nessa edição da Pergunta da Semana.
Qual é o carro mais influente do Brasil? A ideia aqui é revelar qual modelo mudou completamente o jogo do mercado nacional, praticamente obrigando as montadoras a correr atrás para não ficar de fora. Conte sua sugestão nos comentários para compor a matéria de sexta-feira. Mas antes, confira as sugestões da nossa equipe editorial.
Fiat Toro – João Brigato / editor
É impossível falar sobre um carro influente sem citar a Fiat Toro. Afinal, ela criou um segmento global. Ford Maverick, Renault Oroch, Chevrolet Montana, Hyundai Santa Cruz e o que mais vier por aí de caminhonete intermediária monobloco só existem por conta da ideia da Fiat brasileira. Talvez seja o carro brasileiro mais influente da história.
Volkswagen Gol – Leo Alves / repórter
Por mais que esteja aposentado, a história do Brasil foi construída com o Gol. O carro mais emblemático da Volkswagen levou o país nas costas e foi responsável por várias inovações, entre elas ser o primeiro carro flex do país. E hoje, que carro produzido localmente não é flex? Raríssimos casos.
Fiat Strada – Felipe Yamauchi / repórter
Já percebeu que onde a Fiat Strada vai, as concorrentes vão atrás? Ela foi a primeira com versão aventureira, cabine dupla, controle de tração para uso em off-road, câmbio automático, quatro portas…e por aí vai. Sem contar que é o carro mais vendido do Brasil há três anos.
Para você, qual o carro mais influente da história do Brasil? Conte nos comentários.
>>Novo Fiat Uno 2025: tudo que já sabemos sobre o projeto F1H
>>Auto+ Podcast – Fim da Fiat Toro Diesel? Chevrolet Spin: SUV ou minivan?
>>Exclusivo: Fiat Toro será reestilizada em 2025 como linha 2026