Arroz com feijão, funk, gambiarra e memes são algo absurdamente brasileiros. Mas, quando falamos de automóveis, não temos mais uma marca nacional. Contudo, nossa indústria é riquíssima em modelos desenvolvidos exclusivamente para o Brasil. Por isso, nesta edição da Pergunta da Semana, queremos saber: qual o carro mais brasileiro de todos os tempos?
Para que sua sugestão apareça na lista completa na sexta-feira, conte nos comentários aqui ou no nosso Instagram qual carro você acha o mais brasileiro de todos os tempos. Seja criativo na justificativa para que seu nome esteja na lista. Mas antes, confira as sugestões da nossa equipe de jornalismo.
Fiat Strada – João Brigato / editor chefe
Se existe um carro mais brasileiro do que a Fiat Strada atualmente, terei de discordar dos meus colegas. Afinal, ela serve para o trabalho pesado e é vista até nos confins do Brasil carregando alguma coisa. Ao mesmo tempo que serve também como veículo de passeio e tem o visual aventureiro que nós gostamos.
Fiat 147 – Rafael Pocci Dea / editor assistente
Baseado no modelo 127 europeu, o Fiat 147 foi lançado em 1976 como o primeiro carro do mercado nacional movido a álcool. O modelo também adotou a suspensão McPherson no eixo dianteiro e posicionou o motor de forma transversal, o que beneficiou o aproveitamento do espaço interno. Essas características tornaram o Fiat 147 um símbolo do desenvolvimento sustentável e contribuíram para o fortalecimento da indústria nacional. Trata-se de um projeto econômico e acessível que ajudou a mover os brasileiros.
Volkswagen Gol – Leo Alves / repórter
O Gurgel BR-800 pode ser o verdadeiro carro brasileiro, por ter sido projetado inteiramente aqui, por uma marca nacional, e ter até mesmo um motor projetado pela Gurgel. No entanto, nenhum carro representa mais o Brasil do que o Volkswagen Gol. O hatch foi desenvolvido por brasileiros para brasileiros, liderou o mercado por quase 30 anos e ainda tinha o momento apoteótico do futebol, a paixão nacional, em seu nome. Por isso, mesmo sendo de uma marca alemã, ele é a minha escolha.
Ford Ka – Felipe Yamauchi / repórter
Escolhi o Ford Ka por ser um modelo bastante compacto, sendo um dos menores que a Ford já produziu. Ele combina com o mercado brasileiro por aqui gostarmos tanto de carros menores quanto de modelos mais racionais. Afinal de contas, o Ka serve para ser o primeiro carro e também como instrumento de trabalho.
Agora é a sua vez! Conte nos comentários qual, para você, é o carro mais brasileiro de todos os tempos.