Pergunta da Semana

Qual carro esquisito você traria de volta? | Pergunta da Semana

Alguns carros marcam a indústria não pela beleza, mas sim pelas linhas esquisitas, assumindo até um caráter de símbolos cult

o esquisito Pontiac Aztek amarelo sobre a areia na praia em foto de divulgação 3x4 frontal
Pontiac Aztek [Divulgação]

Gosto é algo subjetivo, não é mesmo? O que é belo para alguns pode ser considerado esquisito por outros. Isso acontece na arquitetura, na gastronomia, na moda e, obviamente, no universo dos carros. Afinal, o conceito de beleza está dentro de cada um. Ao longo dos anos, poucos carros foram unanimemente considerados belos, como a Ferrari 250 GTO, o Jaguar E-Type, o Porsche 911 e o Lamborghini Miura.

Contrariamente à beleza das linhas, nesta edição da Pergunta da Semana, queremos saber de você: qual carro esquisito deveria ser trazido de volta à vida? Para que sua sugestão apareça na lista completa na sexta-feira, conte-nos nos comentários aqui ou no nosso Instagram. Seja criativo na justificativa para que seu nome esteja na lista. Mas antes, confira as sugestões da nossa equipe de jornalismo.

Fiat Multipla – João Brigato / editor chefe

O estranho Fiat Multipla dourado em foto de divulgação  3x4 frontal
Fiat Multipla [divulgação]

Por mais que talvez seja um dos carros mais feios da história, o Fiat Múltipla era absurdamente prático. Oferecia três bancos na porção dianteira da cabine, três atrás e muito espaço para todos os cantos, o que privilegiava a ergonomia dos passageiros. Caso voltasse minimamente bonito e em opção híbrida (HEV e PHEV) ou 100% elétrica, certamente faria muita gente repensar sobre a necessidade de comprar um SUV.

Pontiac Aztek – Rafael Pocci Dea / editor assistente

O esquisito Pontiac Aztek vermelho em foto de divulgação 3x4 frontal
Pontiac Aztek [Divulgação]

Muitos falam da beleza e das proporções esquisitas do Pontiac Aztek. Desenhado por Tom Peters, a dianteira e a traseira não combinavam, mas, apesar disso, ele trouxe algumas inovações. Entre elas, estava o conjunto óptico dianteiro dividido, algo que apareceu posteriormente no Jeep Cherokee (geração KL) e também na Fiat Toro. O vidro traseiro em duas seções, uma característica vista no Citroën C4 VTR e no Honda CR-Z. Além disso, oferecia um refrigerador removível e uma tenda para acampamento.

Citroën Xsara Picasso – Leo Alves / repórter

Citroën Xsara Picasso em Brasília [divulgação]
Citroën Xsara Picasso [divulgação]

Carinhosamente chamado de baleia aqui em casa, a Citroën Xsara Picasso foi um carro que surpreendeu bastante. Espaçoso e versátil, a minivan pode não ser um primor de design, mas entrega um conforto maior que muito carro moderno. Além disso, as minivans praticamente foram extintas com a febre dos SUVs. Por isso, se eu pudesse trazer um carro esquisito de volta, certamente seria ela.

Toyota Etios – Felipe Yamauchi / repórter

Toyota Etios (divulgação)

Por mais que o Toyota Etios tenha parado de ser fabricado há pouco tempo, é um carro que eu gostaria que voltasse. Ele era acessível, robusto, confiável e eu gostava desses atributos. Beleza é algo bem subjetivo e ele era bem diferente do que estamos acostumados, mas para mim era um modelo simpático e que merecia viver um pouco mais.

Sua vez: qual carro esquisito deveria retornar? Conte nos comentários!