
São tantos detalhezinhos que diferem um facelift de uma reestilização, e uma reestilização profunda de uma nova geração que muitas vezes até especialistas do próprio setor acabam usando os termos erroneamente. Para acabar com a dúvida dos nossos leitores explicaremos de uma forma bem objetiva e didática o que difere uma da outra.
Vale esclarecer, que quando o carro ganha novos itens de série, ou muda um ou outro elemento externo ou interno não é considerado um facelift ou reestilização, tampouco uma nova geração. Trata-se apenas de uma atualização, o que é muito comum na troca de ano/modelo. Aqui você já aprendeu uma diferença, vamos as próximas:
Facelift
Podemos chamar de facelift quando apenas a dianteira do carro é redesenhada. Ou seja, trata-se de uma mudança mais leve. Embora haja casos em que a dianteira muda completamente. Apesar de não ser uma regra, normalmente um facelift resume-se a algumas mudanças pontuais na dianteira e o acréscimo de um ou outro equipamento.
Reestilização

Já reestilização é uma mudança mais completa. Consideramos que um carro passou por uma reestilização quando além da dianteira, a traseira também passa por mudanças. Normalmente, uma reestilização também inclui mudanças no interior e novos itens de série. O Hyundai Creta, por exemplo, passou por uma reestilização profunda ano passado, mudou a frente, a traseira, painel, motor, acabamento dos bancos e ficou bem mais recheado.
Nova geração

Nova geração é a mudança mais profunda que um carro pode passar sem trocar de nome. Pois, praticamente todo o resto é novo. Aqui obrigatoriamente o carro precisa ter a dianteira completamente redesenhada, isso inclui nova grave, para-choques dianteiros e traseiros, faróis, lanternas, etc. É o caso do Nissan Kicks que será lançado nos próximos meses.
Até as portas e vidros precisam ser novos. Ou seja, a lateral também muda. O habitáculo também precisa ser inédito, claro que algumas marcas acabam mantendo um item ou outro, como volante por exemplo. Porém, no geral o design é majoritariamente novo. Além disso, o carro traz uma série de novidades na lista de equipamentos e costuma ganhar um novo motor.
Há alguns anos para ser considerada uma nova geração o carro precisava mudar até a plataforma, hoje não mais. Desde que as mudanças acima sejam respeitadas, ou vamos considerar apenas uma reestilização profunda, que foi o que aconteceu com o Hyundai Creta 2025.
Com que frequência um carro passa por um facelift, reestilização e troca de geração?

Uma geração de um carro popular tem em média sete a oito anos. Não é uma regra, mas é o padrão. Isso considerando um carro popular, de marcas generalistas. Carros premium ou de luxo demoram mais para trocar de geração, passando de dez anos. Claro que há as marcas populares que demoram um pouco mais, a Toyota, por exemplo é uma delas.
Já o facelift e a reestilização acontece ali no meio do ciclo de vida da geração. Um carro pode passar por uma reestilização três anos após a geração ter sido lançada e por um facelift dois ou três anos depois. Ou pode até passar por duas reestilizações em uma geração e nenhum facelift.
O que você achou das diferenças de facelift, reestilização e nova geração? Conte para nós nos comentários.