SUVs rápidos

Quais são os SUVs compactos mais rápidos do Brasil?

Categoria da moda no Brasil, os SUVs compactos dominam as ruas. Mas se você quer se diferenciar, que tal ter o mais rápido?

Fiat Fastback Abarth [Divulgação]
Fiat Fastback Abarth [Divulgação]

Lotado de concorrentes e com novas opções surgindo praticamente a cada mês, o segmento de SUVs compactos é o mais popular no Brasil hoje. Só que se você quer se destacar nessa concorrida categoria essa lista é essencial. Afinal, em um sinal lotado de outros SUVs compactos, com esses modelos, você sairá à frente.

Confira a lista com os SUVs compactos mais rápidos do Brasil. Para compor esse top 5, foram selecionados somente os modelos de marcas generalistas, visto que os modelos de luxo tem tamanho de Jeep Compass. A ordem foi determinada pelo tempo de 0 a 100 km/h dos carros.

1. Fiat Pulse Abarth e Fastback Abarth – 7,6 segundos

Fiat Pulse Abarth [Auto+ / JoFiat Pulse Abarth [Auto+ / João Brigato]ão Brigato]
Fiat Pulse Abarth [Auto+ / João Brigato]

Usando exatamente o mesmo motor, plataforma e diversos componentes, os irmãos Pulse e Fastback na versão Abarth são os SUVs compactos mais rápidos do Brasil. Eles contam com motor 1.3 T270 quatro cilindros turbo flex de 185 cv e 27,5 kgfm de torque. Não serão os únicos SUVs da lista com esse motor, vale o spoiler.

2. Citroën C4 Cactus THP – 7,7 segundos

Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]
Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]

Apesar de ter futuro incerto, o Citroën C4 Cactus THP era o SUV compacto mais rápido do Brasil até a chegada dos primos Abarth. Ele usa o conhecido motor 1.6 THP quatro cilindros turbo flex de 173 cv e 24,5 kgfm de torque. Seu primo Peugeot 2008 THP ficou de fora porque a produção já foi encerrada.

3. Fiat Fastback Limited Edition Powered by Abarth – 8,1 segundos

Fiat Fastback Limited Edition Powered by Abarth [divulgação]
Fiat Fastback Limited Edition Powered by Abarth [divulgação]

Apesar de usar o mesmo motor e câmbio do Fastback Abarth, o Limited Edition Powered by Abarth é meio segundo mais lento. Talvez seja culpa do nome desnecessariamente gigantesco ou do acerto diferente de mapa de acelerador e respostas da transmissão que o tornam um pouco menos rápido.

4. Volkswagen T-Cross 1.4 e Jeep Renegade – 8,7 segundos

Empatados em quarto lugar, dois SUVs compactos com algumas coincidências. T-Cross e Renegade usam câmbio automático de seis marchas, tem tração dianteira e visual quadrado. Só que o VW usa motor 1.4 TSI quatro cilindros turbo de 150 cv e 25,5 kgfm, enquanto o Renegade tem o 1.3 T270 quatro cilindros turbo flex de 185 cv e 27,5 kgfm.

5. Honda HR-V Turbo – 8,9 segundos

Honda HR-V Touring [Auto+ / João Brigato]
Honda HR-V Touring [Auto+ / João Brigato]

Fechando a lista, o único dos SUVs compactos mais rápidos do Brasil equipado com câmbio CVT. O Honda HR-V com motor turbo usa um 1.5 quatro cilindros flex sobrealimentado com 177 cv e 24,5 kgfm de torque. 

Qual seu SUV compacto preferido? Conte nos comentários.


>> 5 marcas que deveriam vender seus carros no Brasil

>> Rimac afirma que ricos não querem mais carros elétricos

>> GWM reduz preços das revisões da linha de SUVs Haval