A Ford tem uma longa tradição como a marca das viaturas policiais dos Estados Unidos. Essa experiência em um segmento tão exigente ajudou a impulsionar o negócio de veículos comerciais da marca.
No Brasil, a Ford Pro oferece hoje as linhas Ranger em versões de trabalho e Transit, com suporte de uma engenharia dedicada e uma rede de parceiros especializados para atender a diversas aplicações, incluindo viaturas policiais.
Tudo começou com o Modelo T. Sua mecânica simples, robusta e fácil de manter logo chamou a atenção das forças policiais. Em 1915, a Polícia de Oakland, na Califórnia, o adotou como padrão para sua frota de carros leves.
Viaturas policiais com motor V8
Em 1950, a Ford foi a primeira fabricante a oferecer um veículo com pacote policial. Esse pacote incluía três opções de motor: o Ford V8 especial, o Ford V8 100 HP e o Ford 95 HP Six, além de melhorias em engenharia e design, como itens de conforto, durabilidade, velocidade e segurança para o trabalho policial.
O pacote policial da marca do oval azul se popularizou entre os órgãos de segurança dos Estados Unidos com o passar dos anos. O Departamento de Polícia de Nova York fez o maior pedido registrado até então, de 430 veículos.
A primeira viatura policial a usar o nome Interceptor foi introduzido em 1954. O nome já havia sido usado anteriormente em um novo motor V8 de 125 cavalos, oferecido como opcional no pacote policial em 1952.
O Ford Mustang ingressou no serviço especial em 1982, acelerando de 0 a 80 km/h em 6,3 segundos, permitindo acompanhar outros carros esportivos da época. Em 1983, o Crown Victoria LTD redesenhado e com pacote especial deu continuidade à história das viaturas policiais da Ford. O pacote trazia um V8 de alta potência, de 5,8 litros, que ajudou a torná-lo a escolha preferida das cidades norte-americanas por décadas.
Em 1998, o Crown Victoria representava 85% das vendas de veículos policiais de perseguição nos Estados Unidos e no Canadá. O Crown Victoria Police Interceptor foi aposentado em 2012, dando lugar aos Interceptors de nova geração da Ford.
Os modelos utilitário e sedã do Police Interceptor 2013 foram os primeiros da indústria a oferecer alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado e sensor de ré. Eles também eram os únicos na época com tração nas quatro rodas, construídos especificamente para uso policial.
Em 2017, a Ford revelou seus primeiros carro e picape policiais híbridos, classificados para perseguição. Em 2020, surgiu o Ford Police Interceptor Utility, o primeiro SUV híbrido de perseguição da indústria, e, em 2024, aconteceu o lançamento do Ford Police Interceptor Utility 2025, que trouxe mais inovações para esse segmento.
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