Depois de conferir a nossa lista com os cinco escapamentos mais controversos do nosso mercado, vamos mergulhar de cabeça no mundo dos esportivos e dos hipercarros para te mostrar alguns dos sistemas de exaustão mais belos já construídos pela indústria. Não são apenas tubos e canos dobrados, mas sim obras de arte!
Zonda C12 S
Ao longo das últimas décadas, a Pagani produziu alguns dos carros mais incríveis, rápidos e sonoros do mundo. O escapamento do Zonda é uma obra de arte, ecoando uma belíssima e poderosa sinfonia proveniente do motor Mercedes-AMG V12 de 7,0 litros, que gera 550 cv de potência. Este motor permite ao carro acelerar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e atingir uma velocidade máxima de 335 km/h.
Porsche 918 Spyder
O Porsche 918 Spyder é um carro com credenciais invejáveis. O motor V8 de 4,6 litros e 608 cv trabalha em conjunto com duas unidades elétricas (uma em cada eixo) para entregar números combinados de 887 cv e 93,5 kgfm de torque, permitindo ao carro alcançar 100 km/h em apenas 2,6 segundos. O sistema de escapamento montado no topo da tampa do motor tem uma explicação: a menor quantidade de tubo significa menos metal e peso, beneficiando tanto a aerodinâmica quanto a temperatura.
Mercedes-Benz SLR McLaren
Um dos carros capazes de produzir uma das mais belas sinfonias de toda a indústria automotiva. O motor V8 5.4 Supercharged emite um som gutural e borbulhante, com as saídas de escapamento localizadas próximas às rodas.
TVR Sagaris
O TVR Sagaris foi produzido pela fabricante britânica TVR entre 2005 e 2006. Conhecido por seu design arrojado e filosofia de engenharia purista, o Sagaris atrai aqueles que procuram uma experiência de condução ímpar. O motor de seis cilindros em linha de 4,0 litros naturalmente aspirado gera 406 cv, e o câmbio é manual de cinco marchas. Além do design marcante da carroceria, os tubos de escapamento são enormes e apontados para os lados, algo que dificilmente veremos novamente.
Honda Civic Type R
Assim como a Ferrari 458 Italia, o Honda Civic Type R também exibe três saídas de escape assimétricas. Se na geração passada, FK8, elas chamavam a atenção, agora na geração FL5 continuam se destacando, contribuindo para o design do carro e permitindo a vazão dos gases do motor 2.0 K20C1 turbo com injeção direta, que produz 297 cv e 42,8 kgfm de torque.
Qual destes sistemas de exaustão você considera o mais belo? Escreva sua opinião nos comentários!
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