Potência é o que falta

Os 5 carros mais fracos à venda no Brasil

Quando se trata de potência, esses cinco carros são os menos providos por ela, já que são os mais fracos à venda no Brasil

Renault Kwid é um SUV?
Renault Kwid Intense [Auto+ / João Brigato]

Potência é algo muito importante nos carros. Afinal, quanto mais potente (e com mais torque) mais forte é o carro, quer seja para ganhar velocidade mais rápido ou ter maior capacidade de levar passageiros e objetos. Só que existem aqueles modelos cuja potência não é algo que os favorece.

Por isso, reunimos uma lista com os cinco carros mais fracos à venda no Brasil, ou seja, os modelos com a menor potência em cavalos disponível em nosso mercado. Para a lista ficar justa, foram desconsiderados veículos comerciais. Confira.

1. CAOA Chery iCar – 61 cv 

carro elétrico mais barato do Brasil
CAOA Chery iCar [divulgação]

Além de ser o menor carro à venda no Brasil, o CAOA Chery iCar também é o que menos tem potência. São apenas 61 cv providos por seu motor elétrico. O torque, contudo, é bem maior do que a maioria dos modelos desta lista, atingindo 15,3 kgfm. Mesmo com baixa potência, por ser pequeno e leve, o iCar nem entra na lista dos carros mais lentos do Brasil.

2. JAC E-JS1 – 62 cv

JAC E-JS1 [Auto+ / João Brigato]
JAC E-JS1 [Auto+ / João Brigato]

Outro elétrico na lista é o JAC E-JS1 com apenas um cavalo a mais que o CAOA Chery iCar, mas torque idêntico. Igualmente produzido na China, ele é um dos carros elétricos mais baratos do país e conta com versões passageiro, furgão e até aventureira, com suspensão elevada e pneu de uso misto.

3. Renault Kwid E-Tech – 65 cv

Renault Kwid E-Tech [Auto+ / João Brigato]
Renault Kwid E-Tech [Auto+ / João Brigato]

Fechando a turma dos carros com menos de 70 cv, o Renault Kwid E-Tech pode ter até mais torque que seu parente a combustão, mas não tem mais potência. São 65 cv e  11,5 kgfm de torque. Com esses números, ele é o quarto carro mais lento do Brasil atualmente à venda, mas não o elétrico mais devagar do país.

4. Renault Kwid  e Fiat Mobi – 71 cv

Fiat Mobi Like [divulgação]
Fiat Mobi Like [divulgação]

Olha só o Renault Kwid de novo na lista, mas dessa vez com 6 cv a mais que o modelo elétrico e acompanhado do Fiat Mobi com mesma potência. Ambos usam motor 1.0 aspirado, mas o do Kwid tem três cilindros, contra quatro do Mobi. Como o Renault é mais leve, ele foge da lista dos carros mais lentos do país, ao contrário do Fiat.

5. BYD Dolphin Mini, Citroën C3, Fiat Argo, Fiat Cronos e Peugeot 208 – 75 cv

Fechando a lista com uma penca de modelos, temos um elétrico e quatro carros com motor compartilhado. O BYD Dolphin Mini entrega 75 cv e 13,7 kgfm de torque, sendo ele o carro elétrico mais lento do Brasil. Já os modelos da Stellantis, Citroën C3, Peugeot 208, Fiat Argo e Fiat Cronos compartilham o motor 1.0 Firefly três cilindros aspirado de 75 cv e 10,7 kgfm.

Qual desses carros você já dirigiu? Conte nos comentários.


>> C3 Aircross tem uma regra que não pode ser esquecida | Avaliação

>> Peugeot 208 turbo é à prova até de gente chata | Avaliação

>> BYD vai erguer fábrica na Europa para vender Dolphin Mini