Nesta edição da Pergunta da Semana, questionamos aos nossos leitores que carros tinham os piores nomes da indústria automotiva. Entre sugestões já conhecidas e modelos com nomes verdadeiramente estranhos, trouxemos essa lista completa com as melhores escolhas dos leitores do Auto+.
Seria clichê demais colocar nomes já clássicos como Ford Pinto, Kia Borrego, Nissan Navara e Chana. Por isso, selecionamos somente os modelos fora dessa já clássica lista. Vale lembrar que a nossa equipe de jornalismo anteriormente sugeriu Ford Kuga, Mazda Laputa, Opel Ascona e McLaren MP4-12C. Confira a sugestão dos leitores.
Nissan Ariya
Grande parte dos carros escolhidos na lista tem relação direta com a dificuldade de pronunciar seu nome. O Nissan Ariya é um exemplo. Afinal, em português, Y e I tem o mesmo som. E como se fala o nome desse carro? “Aria”, “Ariiia” ou algo totalmente diferente? Ao menos o SUV elétrico é bem bonito.
Fiat Doblò
Além de parecer a palavra dobro falado com a língua do Cebolinha, o Fiat Doblò ainda tem o acento de crase no O, criando ainda mais confusão. Diferentemente do Aryia, o visual do furgão da Fiat também não ajudava muita coisa. O nome significa algo com dupla proposta, como é a pegada do modelo.
Toyota Camry
Assim como Corolla significa pequena coroa, Camry vem do japonês para coroa (e ainda há o Crown). Ou seja, a Toyota gosta de coroas em seus carros. Só que o problema é como pronunciar o nome desse sedã grande. Muita gente fala “camrri”, mas o certo é algo puxado para o português mais caipira, com o “m” bem marcado e o “a” do começo mais fechado.
Renault Kwid
A Renault precisou fazer um vídeo ensinando as pessoas como pronunciar corretamente o nome de seu hatch subcompacto. E funcionou, porque hoje muitos falam da maneira correta. Mas antes, saíam coisas como “kauidi”, “kiwidi” e por aí vai. É um nome estranho que significa “o que” em latim.
Marcos Mantula
Além da estranheza de uma marca com um nome extremamente comum a um homem, a Macos tinha o Mantula em seu portfólio de 1983 a 1993. O modelo era uma mistura de Jaguar E-Type com Puma. A marca britânica era famosa por seus carros de corrida, mas foi extinta em 2007.
Que outros carros têm nomes horríveis e você se lembra? Conte nos comentários.