.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Excesso de SUVs

O segmento de SUVs compactos e médios virou uma bagunça. Mas dá para arrumar

Com tantos modelos diferentes e com tamanhos diferentes dentro da categoria de SUVs, é melhor organizar as coisas

Fiat Fastback Hybrid branco e Volkswagen Nivus Outfit azul de traseira em um estacionamento
Fiat Fastback Hybrid vs Volkswagen Nivus Outfit [Auto+ / João Brigato]

A categoria que mais tem carros no Brasil hoje é a de SUVs compactos. A quantidade de modelos passou de 20 com tranquilidade e começou a ficar abarrotada. Afinal, na teoria, estamos colocando um Fiat Pulse na mesma categoria do Hyundai Creta e do BMW X1. A mesma bagunça acontece no patamar de SUVs médios. 

Mas toda essa desorganização poderia ser arrumada se passássemos a classificar os SUVs compactos e médios em patamares diferentes. Afinal, segmentos existem para isso e as classificações deixam mais claras com quais carros o seu modelo preferido compete. Então vamos a uma sugestão de como reorganizar essa turma toda.

SUVs subcompactos

Naturalmente, todo segmento cresce e ganha novos patamares mínimos de tamanho. Com isso, não dá para classificar os Renault Kardian e Duster na mesma categoria. Ou colocar VW Tera, Nivus e T-Cross no mesmo segmento. Por isso, a categoria de SUVs subcompactos faz sentido. Afinal, estão abaixo dos compactos, tanto em preço, quanto em porte.

Renault Kardian laranja com câmbio manual parado de frente
Renault Kardian Manual [Auto+ / João Brigato]

Modelos como Volkswagen Tera, Renault Kardian, Kia Stonic e Fiat Pulse podem ser considerados SUVs subcompactos por diversos motivos. São da categoria mais barata, são derivados de hatches e são menores. Volkswagen Nivus e Fiat Fastback também podem entrar nessa, mas como SUVs cupês subcompactos.

SUVs compactos

Aqui entra a maior parte do segmento, com carros como Volkswagen T-Cross, Jeep Renegade, Honda HR-V, Chevrolet Tracker, Nissan Kicks, Hyundai Creta, CAOA Chery Tiggo 5X, Renault Duster, Kia Niro, Peugeot 2008 e por aí vai. 

Peugeot 2008 Active prata de frente em um estacionamento ensolarado
Peugeot 2008 Active [Auto+ / João Brigato]

São modelos derivados de hatches compactos, mas que têm tamanho mais generoso. Além disso, são mais largos e mais altos do que seus derivados diretos e não compartilham peças de carroceria com os modelos mais urbanos. Uma boa maneira de balizar é ter modelos entre 4,20 m de comprimento e 4,40 m. 

Citroën Basalt Shine vermelho de traseira
Citroën Basalt [João Brigato / Auto+]

Além disso, largura de pelo menos 1,70 m para se distanciarem dos SUVs subcompactos. Nessa categoria também podemos ter SUVs compactos cupê (Citroën Basalt) e SUVs compactos de sete lugares, hoje segmento representado somente pelo Citroën C3 Aircross. Para modelos de luxo, a lógica vira um pouco, afinal eles são maiores.

Mercedes-Benz GLA 200 AMG Line branco com a roda virada com plantas ao fundo
Mercedes-Benz GLA 200 AMG Line [Auto+ /Rafael Dea]

Carros como BMW X1, Volvo XC40, Audi Q3 e Mercedes-Benz GLA são os menores SUVs de suas marcas e são considerados compactos. Contudo, suas medidas vão além do padrão para generalistas. Ou seja, um SUV compacto de luxo tem tamanho de médio generalista, basicamente.

SUVs médios de entrada

O segmento de SUVs médios começa a complicar tudo porque há muito médio com porte próximo demais dos compactos, além do preço. Aqui a sofisticação extra também deve ser considerada para classificar. Com isso, teríamos os SUVs médios divididos em três patamares: médios de entrada, médios intermediários e médios de sete lugares.

Jeep Compass Blackhawk [Auto+ / Rafael Dea]

A base da categoria vem com os modelos mais vendidos e de menor porte, com comprimento entre 4,40 m e 4,60 m. A categoria é composta por Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos, Mitsubishi Eclipse Cross, Honda ZR-V e CAOA Chery Tiggo 7.

Médios intermediários

Já o segmento de SUVs médios intermediários já tem carros consideravelmente maiores, tal qual os BYD Song Plus, Song Pro e Song Premium, GWM Haval H6, Kia Sportage, Honda CR-V, Toyota RAV4, Ford Territory e Ford Bronco Sport. Em geral, os SUVs médios de luxo estão nesse patamar de tamanho, como BMW X3, Volvo XC60, Audi Q5 e Mercedes GLC.

GWM Haval H6 PHEV
GWM Haval H6 PHEV34 [Auto+ / Rafael Déa]

Médios de sete lugares

Por fim, o segmento de SUVs médios de sete lugares tem crescido fortemente, com modelos como Jeep Commander, VW Tiguan e CAOA Chery Tiggo 8 empurrando os números dessa categoria. Modelos como Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4, por serem derivados de caminhonetes, já entram na categoria de SUVs grandes.

Jeep Commander Overland 2.0 [Auto+ / João Brigato] Veja preços do Jeep Commander 2025
Jeep Commander Overland 2.0 [Auto+ / João Brigato]

Você concorda com essa divisão de segmento? Como você o dividiria? Conte nos comentários.