![Volkswagen ID.Buzz [divulgação] Volkswagen ID.Buzz [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/05/HqYJ9Gyh-volkswagen_id_edited-jpg.webp)
A tecnologia vem para nos auxiliar, assim como as inovações e mudanças de mercado. Mas existem algumas montadoras que insistem em tentar reinventar a roda sempre que lançam um carro novo. O problema é quando isso vira uma tendência. Por isso, nessa edição da Pergunta da Semana, queremos saber: o que mais te irrita em um carro novo hoje?
Para que sua resposta apareça na lista final na sexta-feira, use a caixa de comentários dessa matéria ou post dedicado nas nossas redes sociais. Mas antes, a sugestão da nossa equipe de jornalismo.
Volante com comando touch – João Brigato / Editor chefe
![Volkswagen Tiguan Allspace [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/05/PC9v4W99-volkswagen_tiguan_sel_4motion_r-line_24_edited-1320x791.webp)
Sinceramente, quem achou que colocar comandos touch no volante de um carro seria uma ótima ideia? Afinal, o volante é um lugar que suas mãos deslizam de um lado para o outro e, ao fazer uma curva, por conta desses benditos comandos touch você pode acabar trocando de música ou, como no Tiguan Allspace, ligar sem querer o aquecimento do volante.
Todos os comandos na central multimídia – Rafael Pocci Dea / Editor assistente

Comandos físicos servem para ajudar a controlar rapidamente as coisas, enquanto a central multimídia eliminou vários comandos que não eram necessários para deixar o visual mais limpo. Mas algumas marcas estão indo muito além do que deveriam. A ditadura da central multimídia chegou a tanto que o Volvo EX30 tem o painel de instrumentos na central.
Park Assist – Leo Alves / Repórter
![Chevrolet Onix Plus [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/08/chevrolet_onix_plus_premier_548_edited-1200x720.jpg)
Além de ser um item relativamente inútil em um carro novo, ele também faz com que o preço dos modelos suba muito. É uma tecnologia cara, mas que não funciona tão rápido e eficientemente quanto o próprio motorista fazer a baliza. No final das contas, servirá para mostrar ao vizinho.
Não ter multimídia – Felipe Yamauchi / Repórter

Em um mundo onde o carro mais barato do Brasil passa dos R$ 70 mil, ter uma central multimídia já chega a ser questão de dignidade. Hoje as centrais são tão integradas aos carros, que é através delas que vários aspecto dos modelos são controlados e personalizados. Quando a marca não oferecer a central, precisa se virar nos 30 com o painel.
E para você: que item mais te irrita em um carro hoje em dia? Conte nos comentários.
>> Volvo EX30 coloca as quatro rodas no vespeiro | Impressões
>> 5 gerações polêmicas de carros amados pelo Brasil
>> 5 carros 4×4 vendidos no Brasil que são esquecidos