Aliança salvou ou não?

O que está acontecendo com a Mitsubishi na Europa? 

Sem desenvolvimento de novos modelos, a Mitsubishi da Europa hoje sobrevive de carros rebatizados da Mitsubishi e carros antigos

Mitsubishi ASX 2025 [divulgação]
Mitsubishi ASX 2025 [divulgação]

Desde que entrou na Aliança Renault-Nissan, a Mitsubishi tem tentado encontrar seu espaço. A marca ainda não se beneficiou totalmente da junção com o grupo e, até hoje, só um carro usa plataforma compartilhada. Mas a situação da marca japonesa na Europa parece bastante desesperadora. 

Nos países em que atua, metade de seu portfólio é formado por carros da Renault, enquanto a outra parte tem carros antigos. O único que se salva é o novo Outlander, que não é oferecido em todos os componentes da União Europeia. Com uma gama de modelos pequena, será que ela corre o risco de sair da Europa?

Meio Renault, meio Mit

Atualmente a Mitsubishi oferece basicamente quatro carros na Europa: Space Star, Colt, ASX e Eclipse Cross. Dos quatro, só o Space Star e o Eclipse Cross são modelos originais da marca. Afinal, o Colt não passa de um Renault Clio com grade frontal diferente. O mesmo vale para o ASX, que é um Renault Captur que só agora tem mais detalhes diferentes do que a grade.

Mitsubishi Colt 2024 [divulgação]
Mitsubishi Colt 2024 [divulgação]

Original da Mitsubishi, são dois modelos com bastante tempo de carreira. O Space Star é a versão europeia do Mirage. O modelo foi lançado em 2012 e reestilizado duas vezes desde então. Ele é um carro bem polêmico, recebendo avaliações muito negativas tanto nos EUA, quanto na Europa. É um carro de baixo custo e custa na faixa dos 15 mil euros.

Mitsubishi Mirage [divulgação]
Mitsubishi Space Star [divulgação]

Está no Brasil

O único carro mais atualizado que a marca tem e original é o Eclipse Cross. O SUV cupê lançado em 2018 é oferecido também no Brasil e é um dos modelos de maior sucesso da marca por lá. Diferentemente do nosso país, os europeus têm acesso a uma versão PHEV do Eclipse que usa motor 2.4 aspirado com sistema híbrido plug-in.

Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S [divulgação]
Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S [divulgação]

O grande problema é que hoje a Mitsubishi não vende mais a L200 Triton na Europa, nem oferece o Pajero por lá, sendo seus produtos de maior força. Não há planos de desenvolvimento de novos carros para o Velho Continente, enquanto a Renault vai jogando seus modelos na concessionária da marca japonesa para tentar ter alguma novidade.

Acha que a Mitsubishi vai sobreviver na Europa? Conte nos comentários.


>> Mitsubishi D:X é uma Spin off-road que pode se tornar realidade

>> Renault e VW desistem de união para ter carro elétrico barato

>> 5 carros para comprar pelo preço do Nissan Versa SR