
Já ouviu falar no termo crossover? Sabe que tipo de carro é esse? Por mais estranho que possa parecer, até porque quase ninguém fala esse termo, é o tipo de carro mais comum que temos nas ruas brasileiras. Hoje vamos investigar o que é um crossover, o motivo pelo qual esse termo não é usado no Brasil e se os SUVs são crossovers.
O que significa crossover?
Em inglês, a palavra crossover significa um ponto ou lugar que cruza dois lados opostos. A palavra é usada para séries e filmes de tv quando personagens de duas produções totalmente diferentes se cruzam em um episódio ou especial. Já para os carros, o termo originalmente designava um modelo que cruza duas categorias diferentes.
Com isso, um hatch com características de carro off-road é considerado um crossover. Contudo, um sedan com visual cupê também pode ser considerado um crossover porque mistura duas categorias diferentes. O Honda Fit, como é um hatch com ares de minivan, pode ser visto como um crossover ou o DS 5, que tem carroceria indefinida.

Entretanto, a palavra foi mais comumente usada para designar o que aqui no Brasil chamamos de SUVs.
SUV ou Crossover?
Tanto o termo SUV quanto a palavra crossover são relativamente novos. Historicamente, a Jeep foi a primeira a utilizar o termo SUV, designando a primeira geração do Jeep Cherokee como um Veículo Utilitário Esportivo (SUV). Entretanto, o uso da designação crossover ganhou espaço com o surgimento de SUVs urbanos com zero vocação off-road.

O termo, entretanto, não foi adotado por todas as montadoras, países e jornalistas. Mas todo SUV é um crossover? Não necessariamente. Por essência, por muitos anos, os SUVs foram considerados versões fechadas de caminhonetes ou modelos off-road com contrução chassi sob carroceria – mesmo que o primeiro carro chamado de SUV fosse monobloco.
Nos EUA, todo modelo que tem visual de SUV, mas não tem construção chassi sob carroceria, é chamado de crossover. Ou seja, modelos derivados de carros de passeio, como Nissan Kicks, Honda ZR-V ou Toyota Corolla Cross (para citar modelos vendidos aqui e lá) não são chamados de SUVs, mas sim de crossovers.

No Brasil, contudo, a palavra não pegou. Com isso, convencionou-se separar em algumas categorias. Os carros mais altos com visual off-road e que não são uma versão de outro modelo, são chamados de SUVs. Já as versões levantadas de hatches, sedans e peruas são chamados de aventureiros.
O que define um crossover hoje?
Se a definição da palavra surgiu para todo e qualquer carro que mistura características de duas carrocerias diferentes, hoje as coisas são um pouco diferentes. Por conta do cross na palavra, fica a sensação de que é algo aventureiro (já que muitos SUVs ou versões off-road de alguns carros usam Cross no nome).

Por isso, todo carro monobloco derivado ou não de um hatch ou sedan é definido como crossover em alguns mercados. O interessante é que, os modelos que chamamos de SUVs se não tem aptidão off-road alguma, podem ser classificados como crossovers. Ou seja, carros como Volkswagen T-Cross, Jeep Renegade, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker são chamados de SUVs compactos no Brasil e lá fora são crossovers.
Modelos médios como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, GWM Haval H6, BYD Song Plus e até Ford Bronco Sport, por não serem chassi sob carroceria, são vistos como crossovers lá fora. Mesmo carros verdadeiramente grandes como Jeep Commander, Hyundai Santa Fe, Mercedes-Benz GLE e Audi Q7 poderiam ser classificados como crossovers internacionalmente.

O primeiro crossover do mundo
Considerando que, para o mercado internacional, todo SUV com carroceria monobloco é um crossover, o primeiro modelo a zer construído dessa maneira foi o Lada Niva. O icônico off-roader surgiu em 1977 e usava plataforma derivada de um sedan da Fiat. Ele é conhecido pela absurda robustez e por uma aptidão 4×4 que poucos SUVs raiz têm.
Além disso, em 1979 a AMC lançou a linha Eagle com versões aventureiras e 4×4 de um sedan, um cupê e uma perua. No Brasil, a estreia do segmento se deu por dois modelos. Primeiro foi a Fiat com a Palio Weekend Adventure em 1999, inaugurando o segmento de aventureiros. Já a Ford inovou com o EcoSport, o primeiro SUV derivado de um hatch compacto no mundo.
![Lada Niva [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/04/lada_niva-1320x792.jpg)
Você prefere um SUV ou um crossover? Conte nos comentários.