Em um supreendente movimento, a marca de luxo italiana da Stellantis precisou mudar o nome de seu novo SUV compacto por conta de pressões (e possíveis processos) vindo do governo da Itália. Revelado como Milano, o primo dolce vita de Peugeot 208 e Citroën C3 Aircross agora chama Junior.
Essa mudança repentina de nome se deu por conta de uma fortíssima pressão do governo da Itália que, inclusive, acusa a Alfa Romeo de cometer um crime. Adolfo Urso, ministro italiano de empresas manufaturas disse que a lei “estipula que você não pode dar indicações falsas aos consumidores”.
O ministro se refere ao fato de o carro se chamar Milano (Milão em italiano), mas ser produzido na Polônia. Provavelmente o ministro deve pensar que o Hyundai Tucson é feito só em Tucson, EUA, não em Anápolis, Goiás. Ou que o Kia Rio sai direto da Cidade Maravilhosa, não de fábricas no México, Argélia e Coreia do Sul.
Para evitar que pratos de macarrão e lasanhas saiam voando, a Stellantis decidiu que vai mudar o nome do SUV para Junior. O nome já havia sido usado em outros modelos compactos da marca e por isso foi rápida a troca. A marca diz, inclusive, que esse batismo é histórico e bastante importante em seu legado.
Vale lembrar que o Alfa Romeo Milano…quer dizer, o Junior, é um SUV compacto feito na mesma fábrica do Jeep Avenger e do Lancia Ypsilon. O modelo usa plataforma CMP do Peugeot 208 e do Citroën C3 Aircross. Por enquanto, a marca revelou somente versões elétricas, mas terá variantes a combustão com motor 1.2 PureTech.
É raro, mas acontece
Pelo menos, com a Alfa Romeo, é a segunda vez que esse fuzuê aconteceu. Até porque a marca italiana pretendia lançar o Giulietta como Milano em 2009, mas mudou tudo de última hora. Imagens de imprensa (com embargo) foram enviadas com o nome Milano na traseira, além de toda divulgação do carro estar pronta com o novo nome.
O lançamento era programado para segunda-feira, 30 de novembro. Contudo, um e-mail chegou na caixa dos jornalistas na sexta-feira anterior no final do expediente postergando o embargo para um momento futuro. A marca não havia divulgado o motivo para isso, mas que o lançamento do então Milano (ainda não um SUV) seria feito depois.
Em alguns dias, a marca retornou com um email com novas fotos e reforçando a mudança de nome para Giulietta. Isso tudo foi feito na surdina e sem alarde para o público, até porque os funcionários da fábrica da Alfa Romeo em Milão não estavam satisfeitos com as recentes decisões da Fiat, dona da Alfa, na época.
Você acha que a Alfa Romeo tomou uma decisão correta ou a Stellantis deveria ter segurado a bronca? Conte nos comentários.
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