Na última rodada de testes do Latin NCAP, o órgão revelou a discrepância de segurança entre os SUVs compactos de entrada do mercado brasileiro. Fiat Pulse e Renault Kardian, ambos batidos neste ano, obtiveram resultados diferentes, sendo o modelo italiano com duas estrelas e o francês com quatro.
Pulse e Kardian no Latin NCAP: proteção para passageiros dianteiros
Segundo o Latin NCAP, o Fiat Pulse, em impacto frontal, “proteção oferecida à cabeça e pescoço do motorista e do passageiro foi boa. A proteção do tórax do motorista foi marginal e a do passageiro, boa. A proteção dos joelhos para o motorista e passageiro foi boa. As tíbias do motorista e do passageiro ganharam proteção adequada”
Vale lembrar que, nesse quesito, ele alcançou 26,87 pontos, totalizando 67% de proteção. O órgão ainda afirma que “a área dos pés foi considerada estável. A estrutura foi considerada estável sendo capaz de suportar maiores cargas”. Para impacto lateral, o Fiat Pulse no Latin NCAP obteve pontuação máxima em barreira deformável, enquanto no impacto lateral pós foram 6,68 pontos.
“A cabeça, abdômen, tórax e pélvis receberam boa proteção”, no Fiat Pulse. “Impacto lateral de poste: a cabeça, abdômen e pelve receberam boa proteção, enquanto o tórax ganhou proteção marginal”. De todas as notas, essa foi a com maior discrepância para o Renault Kardian.
Lançado neste ano, o Renault Kardian teve nota no Latin NCAP pior que o Fiat Pulse para impacto frontal, marcando 11,5 pontos contra 13,6 pontos do Fiat. A única nota individual que ele obteve mior foi em impacto lateral pós: 7,24 pontos contra 6,68 pontos. Já em barreira móvel e whiplash, foram pontos menores do que no Pulse.
Na análise do Latin NCAP sobre o Renault Kardian, “a proteção oferecida à cabeça e pescoço do motorista e do passageiro foi boa. A proteção do tórax do motorista foi marginal e a do passageiro, adequada. Os joelhos do motorista e do passageiro receberam proteção marginal, pois podem impactar estruturas perigosas atrás do painel”.
O órgão ainda completa dizendo que “as canelas direitas do motorista e do passageiro ofereceram proteção boa. A área dos pés foi considerada instável”. Contudo, o elemento que o fez ganhar mais pontos totais no final, marcando 33,36 pontos (83% de proteção), segundo o Latin NCAP, foi “a estrutura considerada estável sendo capaz de suportar maiores cargas”.
Proteção para crianças
Na proteção para crianças, a nota do Fiat Pulse e do Renault Kardian no Latin NCAP também é bem diferente, mas mais próxima. O italiano marcou 27,38 pontos com 56% de proteção, contra 40,63 pontos e 83% do francês.
“O dummy de três anos foi instalado voltado para trás usando ancoragens ISOFIX e pé de apoio; não foi capaz de evitar a exposição da cabeça e durante o impacto frontal”, diz o Latin NCAP sobre o Pulse. Já no Kardian, “o dummy de um ano e meio foi instalado voltado para trás usando ancoragens ISOFIX e pé de apoio, sendo capaz de evitar a exposição da cabeça, mas mostrou uma desaceleração torácica maior do que o esperado”.
Já para o dummy de três anos foi instalado voltado para trás usando ancoragens I-size e pé de apoio, tanto Pulse quanto o Kardian foram capazes de evitar a exposição da cabeça durante o movimento para frente”. O que mais difere os modelos é no teste de impacto lateral.
Com o Renault, o Latin NCAP diz que “o dummy de um ano e meio apresentou proteção total, enquanto o dummy de três anos mostrou exposição da cabeça, aumentando o risco de lesões.” Enquanto no Fiat, “a cabeça do dummy de três anos ficou exposta e entrou em contato com o outro SRI durante o impacto. O impacto frontal o dummy de um ano e meio a proteção foi quase total”.
Nota de atropelamento no Latin NCAP para Pulse e Kardian
Critério de nota mais próximo entre Fiat Pulse e Renault Kardian no Latin NCAP foi o de atropelamento. O modelo da Stellantis marcou 21,79 pontos com 45% de proteção contra 23,02 pontos com 48% de proteção no rival francês.
Na declaração oficial, o Latin NCAP avalia o Kardian: “O veículo mostrou, na maioria das áreas de impacto na cabeça, níveis de proteção que variam de bom a adequado, em algumas áreas, em direção à borda do para-brisa e ao pilar A, foi constatada uma proteção pobre. O desempenho da proteção da parte superior da perna foi débil e pobre. A proteção da parte inferior da perna obteve boa proteção.”
Já no Pulse, “o veículo apresentou níveis de proteção marginais e adequados na maioria das áreas da cabeça e proteção deficiente nos pilares do para-brisa. Somente as áreas centrais ofereceram boa proteção. A área superior da perna apresentou boa proteção no centro do veículo e proteção ruim na parte externa. A proteção da parte inferior da perna foi boa”.
Recursos de segurança
A discrepância final entre as notas de Fiat Pulse e Renault Kardian no Latin NCAP tem relação com os sistemas de segurança. O modelo da Stellantis foi penalizado por não avisar visualmente sobre a falta de cinto no banco traseiro, algo que o Renault faz. Além disso, o Kardian alcança velocidades mais altas nos testes do alce.
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