São raros os casos de carros desenvolvidos no Brasil que são produzidos e vendidos também na Europa. Tivemos casos como Volkswagen Fox e Fiat Palio vendidos no Velho Continente, mas produzidos aqui. O caso do VW Nivus, no entanto, é outro. Tanto que ele é vendido lá fora como Taigo. Mas qual a diferença entre esses SUVs cupê?
Lançado em 2020 no Brasil, o Volkswagen Nivus foi totalmente desenvolvido aqui. José Carlos Pavone é o responsável pelo design do SUV derivado do Polo. A ideia era ter um modelo menor do que o nosso T-Cross (que é esticado em relação ao T-Cross europeu) atuando como SUV de entrada da marca por aqui.
Contudo, o projeto do Nivus agradou tanto à matriz, que a Volkswagen decidiu por produzi-lo também na Europa. Especificamente na fábrica de Pamplona, na Espanha. Entretanto, para seguir o padrão de nomes dos SUVs da Volkswagen, ele trocou o batismo para Taigo. E não são essas as diferenças somente.
Gosto europeu na motorização
Segundo relatos da Volkswagen na época, um time de 30 pessoas vieram da Europa para o Brasil para promover as modificações necessárias para o mercado local. Ele estreou exatamente um ano depois do lançamento do Nivus no Brasil, mostrando que o processo de europeização do SUV cupê já era planejado desde os estágios iniciais do projeto.
Na parte mecânica, o Nivus brasileiro conta somente com motor 1.0 TSI três cilindros turbo de 128 cv e 20,4 kgfm de torque. Para exportação, existe uma versão do SUV cupê com motor 1.0 TSI de 116 cv e 16,8 kgfm de torque com transmissão manual de cinco marchas. No Brasil, o único tipo de câmbio usado é o automático de seis velocidades.
Já na Europa, a Volkswagen oferece o Taigo com motor 1.0 TSI nos acertos de 95 cv ou 110 cv. Além disso, há opção de motor 1.5 TSI quatro cilindros turbo de 150 cv. O câmbio muda de acordo com a versão. O 1.0 TSI mais fraco usa caixa manual de cinco marchas, enquanto os motores mais fortes ou vem com manual de seis marchas ou dupla embreagem DSG com sete marchas.
Visual diferente entre Nivus e Taigo
Existem diferenças bem sutis no visual do Nivus e do Taigo. O modelo europeu conta com grade frontal com friso luminoso e faróis de LED IQ.Light com projetores nas versões mais caras. A grade frontal tem desenho interno diferente. Além disso, rodas de liga-leve são diferentes, exceto na versão de entrada Sem Nome europeia ( igual ao Nivus Comfortline).
Os faróis são de LED por espelhos nas versões de entrada, mas há como opcional a luz IQ-Light por projetores com grade frontal iluminada. A lanterna traseira do Taigo também é diferente, trazendo iluminação full-LED com a parte central iluminada conectada, ao contrário do SUV brasileiro.
Por fim, algo que o Nivus não tem, mas o Taigo tem, é a versão esportiva R-Line. Nessa variante, ele ganha parte inferior do carro na cor da carroceria, para-choques esportivos, saída quadrupla falsa de escapamento e rodas de liga-leve de 18 polegadas. A gama de cores do Taigo também é bem maior do que do Nivus.
O europeu tem as opções Branco Ascot, Branco Puro, Azul Reef, Cinza Smoke, Prata Reflex, Preto Deep, Verde Visual e Vermelho Kings. Já no Brasil temos Azul Biscay, Vermelho Sunset, Preto Ninja, Branco Cristal, Cinza Platinum e Cinza Moonstone. Na parte interna, o Taigo tem acabamento macio no painel, algo nunca presente no Nivus. Além disso, tem teto solar.
Você gosta mais do Nivus ou do Taigo? Acha que a Volkswagen deve adotar alguns elementos do Taigo no novo Nivus? Conte nos comentários.