Duraram pouco

Não é só a Seres: 5 marcas que desistiram do Brasil

Nessa semana, a notícia da paralisação da operação da Seres no Brasil surpreendeu, mas há diversas marcas que seguiram o mesmo rumo

marcas
Seres 3 [divulgação]

Não é raro que algumas marcas de carros cheguem ao Brasil cheias de pompa e circunstância, mas desistam rapidamente do mercado brasileiro. A abertura das importações nos anos 1990 fez com que diversas fabricantes chegassem por aqui, mas nem todas se firmaram.

Nos últimos anos, uma nova invasão chinesa tem acontecido por aqui, mas ao que parece, a Seres pode ser a primeira vítima dessa nova era das marcas da China. Por isso, confira a seguir algumas montadoras de carros que vieram para o Brasil, mas desapareceram.

Infiniti

marcas
Infiniti FX [divulgação]

Marca de luxo da Nissan, a Infiniti operou por poucos anos no Brasil, sendo que seus carros eram vendidos nas próprias lojas da Nissan. Ela começou a operar no mercado brasileiro no final dos anos 2000, mas a marca não conseguiu se destacar e saiu do país pouco tempo depois. Mas houve uma promessa de volta, para a partir de 2014, só que com uma operação própria e lojas separadas da Nissan. No entanto, isso nunca aconteceu e a Infiniti não deu mais as caras por aqui.

Alfa Romeo

Alfa Romeo 156 Sportwagon [divulgação]
Alfa Romeo 156 Sportwagon [divulgação]

A Alfa Romeo teve dois momentos distintos no Brasil. Nos anos 1970, a FNM produzia por aqui o Alfa Romeo 2300, cuja produção foi encerrada em 1986. Só que a marca italiana voltou ao Brasil em 1991, agora com seus carros importados, como 145, 164 e 155. Porém, em 2006, a Fiat decidiu encerrar a trajetória da Alfa Romeo por aqui, que nunca mais retornou.

Mazda

Mazda Miata [divulgação]
Mazda Miata [divulgação]

Com a abertura das importações, nos anos 1990, várias marcas desembarcaram no Brasil. Uma delas foi a Mazda, que trouxe até mesmo o icônico Miata para o mercado brasileiro, assim como outros carros, incluindo o também esportivo MX-3. Só que a passagem da Mazda foi curta por aqui, sendo encerrada em 1999.

Seat

Seat Cordoba [divulgação]
Seat Cordoba [divulgação]

Marca espanhola do grupo Volkswagen, a Seat chegou ao Brasil em 1995, e trouxe o Córdoba sedã e perua, além do Ibiza, sendo que esses dois eram gêmeos do VW Polo da época. Porém, o posicionamento da Seat por aqui não deu tão certo, e o público não abraçou a marca, que encerrou sua operação em 2002.

Lifan

Lifan 320 [divulgação]
Lifan 320 [divulgação]

A Lifan foi uma das marcas que surfou na primeira onda da invasão chinesa, no fim dos anos 2000. Inicialmente, a fabricante chamou a atenção pelo lançamento do 320, que claramente era inspirado no Mini Cooper. Depois, a marca lançou outros carros, como os SUVs X60 e X80, mas nunca conseguiu fazer sucesso por aqui, encerrando a operação em meados de 2020.

Quais outras marcas de carro duraram pouco no Brasil? Deixe nos comentários a sua opinião.