Fazer parceria no mundo corporativo é muito comum. As marcas unem suas expertises para alcançarem mais lugares e atrair o público. No setor automotivo, a prática entre as montadoras é comum e vira e mexe novas alianças são anunciadas. Mas, existem aquelas que você provavelmente não sabia que existiam.
O intuito da lista de hoje é mostrar diversas montadoras que deixaram a rivalidade um pouco de lado para se unirem e assim criarem juntas novidades que atraíssem mais o público. Aproveite a leitura e aumente seus conhecimentos sobre o setor automobilístico.
Volkswagen e Ford
Elas já formaram a antiga Autolatina. Só que, se afastaram por muitos anos e recentemente voltaram a ser parceiras. A união voltou com força em meados de 2021 e lá fora, elas compartilham componentes e até a estrutura entre seus carros. Os mais conhecidos dessa nova amizade são o Ford Explorer elétrico e as novaa gerações da Volkswagen Amarok e da Ford Transit Connect.
Toyota e Suzuki
As montadoras japonesas são conhecidas por sua confiabilidade. Enquanto no Brasil, a Toyota vende como água e oferta diversos modelos, a Suzuki se sustenta com o Jimny Sierra. Contudo, elas são bem parceiras lá fora. Na Índia, quase a metade das vendas dos carros da Toyota, eram baseados em modelos da Suzuki. Pena que eles não estão cotados para o Brasil.
Honda e Chevrolet
A Honda tem muita experiência no quesito confiabilidade e ela se uniu à Chevrolet recentemente. As duas marcas começaram a parceria em 2022 e pretendem ter uma ampla gama de carros elétricos. A arquitetura será global e o primeiro fruto dessa união é o Honda Prologue, um SUV parente próximo do Chevrolet Blazer elétrico.
Renault e Mitsubishi
A marca francesa gosta de uma parceria! Tanto é que é amiga íntima da Nissan e ainda cuida da Dacia, internacionalmente. Mas, a união com a Mitsubishi é bem recente. A fabricante dona do Duster é tão gente boa que emprestou o projeto do Captur para a marca dona do Eclipse Cross e assim ela desenvolveu a nova geração do SUV ASX.
Mazda e Subaru
Outra dupla de montadoras japonesas que resolveram se unir há pouco tempo são essas duas. Elas fizeram uma aliança com a Toyota também. O foco desse trio é aperfeiçoar seus atuais motores a combustão, mas que contenham algum nível de eletrificação. Só que, o foco delas é abandonar no futuro os combustíveis fósseis.
Você sabia que essas montadoras eram unidas? Conte nos comentários